Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/2805
Título: Desenvolvimento e validação do questionário de avaliação das crenças parentais acerca dos factores determinantes do rendimento académico
Autor: Santos, Pedro Miguel Pereira dos
Orientador: Moreira, Paulo Alexandre Soares
Palavras-chave: Psicologia
Psicologia clínica
Testes psicológicos
Vida cognitiva
Data: 13-Fev-2017
Resumo: As trajectórias académicas desempenham um papel determinante no desenvolvimento dos indivíduos e estão associadas a diferentes resultados em múltiplos domínios de funcionamento. A importância do envolvimento dos pais com o percurso escolar dos filhos para a predição do desempenho académico tem recebido bastante consenso. O envolvimento dos pais com a escola depende de vários factores, incluindo processos cognitivos como o sistema de crenças. A compreensão dos processos envolvidos na mediação/moderação dos comportamentos de envolvimento dos pais é um domínio relevante quer para a investigação quer para a intervenção. Apesar das evidências acerca do papel dos sistemas de crenças na predição de vários tipos de comportamentos, e sendo que os sistemas de crenças interagem com outros processos, pouco se sabe acerca de como as interacções entre os sistemas de crenças e outros processos (bem-estar subjectivo, psicopatologia, nível de habilitações literárias, etc.) interferem nos comportamentos de envolvimento dos pais com a escola. A compreensão destas interacções beneficia da existência de instrumentos com características psicométricas adequadas. O objectivo deste estudo foi desenvolver e validar um questionário de avaliação das crenças parentais acerca dos factores determinantes do rendimento académico dos filhos. Participaram neste estudo 529 pais de alunos do 1° ciclo ao ensino secundário. Os resultados revelam uma estrutura de 5 factores para os 16 itens: Ingenuidade, Condições Familiares, Personalidade dos Alunos; Inteligência dos Alunos e Professores. Os valores dos alphas obtidos são aceitáveis, apesar de a escala de Inteligência dos alunos beneficiar de procedimentos conducentes a um aumento dos valores de alpha. A avaliação da validade de critério revelou correlações negativas com o envolvimento parental.
The academic courses play a crucial role in the development of individuals and are associated with different outcomes in multiple domains of functioning. The importance of parental participation on their children schooling for the prediction of academic performance has received much consensus. Parental involvement with the school depends on several factors, including cognitive processes such as the belief system. The understanding of the processes involved in the mediation, moderation of behavioral parent involvement is an important area both for research and for intervention. Despite the evidence about the role of belief systems in the prediction of various types of behavior, and since belief systems interact with other processes, little is known about how interactions between belief systems and other processes (welfare subjective psychopathology, level of qualifications, etc...) interfere in the conduct of parental involvement with school. Understanding these interactions benefit from the existence of instruments with adequate psychometric characteristics. The purpose of this study was to develop and validate a questionnaire for assessing parental beliefs about the determinants of academic performance of children. The sample consisted of 529 parents of children from 1 st grade to High School. The results reveal a structure of five factors for the 16 items: Ingenuity, Family Conditions, Student Personality, Intelligence and Teachers. The values of alphas obtained are acceptable, although the intelligence of the students scale could benefit with procedures leading to increase the values of alpha. The assessment of criterion validity showed negative correlations with the parental involvement. In addition, evaluation of mean differences between groups was atypical.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica.
Exame público realizado em 12 de Abril de 2011 pelas 10h00.
URI: http://hdl.handle.net/11067/2805
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

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