Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/2786
Título: Eu e o outro : a importância das relações interpessoais
Autor: Silva, Carla Sofia Craveiro da
Orientador: Oliveira, Joana Serra
Palavras-chave: Psicologia
Psicologia clínica
Psicologia do desenvolvimento
Data: 8-Fev-2017
Resumo: O presente relatório final foi elaborado no âmbito do estágio integrado no segundo ano curricular do Mestrado em Psicologia Clínica na Universidade Lusíada do Porto. Este estágio foi realizado em duas instituições, numa fase inicial na Fundação Portuguesa a Comunidade Contra a Sida (FPCCS) com o objectivo de obter formação e desenvolver competências em áreas como a sexualidade, toxicodependência e adolescência para, posteriormente, aplicar em contexto escolar, na Escola Secundária do Padrão da Légua. Constituiu-se como objectivo primordial deste estágio o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais imprescindíveis para uma futura prática profissional. Este relatório final de estágio compreende cinco capítulos. O primeiro capítulo contém uma breve caracterização das instituições acolhedoras e o papel do psicólogo em cada uma delas. O segundo, tipologia das acções desenvolvidas, debruça-se sobre a descrição, a compreensão e a reflexão acerca das modalidades de intervenção experienciadas ao longo do estágio nos diferentes locais. Salienta-se que algumas destas actividades foram realizadas em parceria com a colega de estágio Dr.ª Juliana Silva. O terceiro capítulo, não pretendendo ser exaustivo, aborda a compreensão teórica da adolescência segundo o modelo biopsicossocial, uma vez que os adolescentes foram na generalidade a população â?? alvo do estágio. Este capítulo ilustra o modo como as mudanças primárias, biológicas interferem no desenvolvimento do adolescente através dos seus contextos interpessoais de vida. As modificações da adolescência reflectem-se em quatro domínios do desenvolvimento: o corpo, o pensamento, a vida social e o auto-conceito. Segundo Leffert e Petersen (1996), a ocorrência de tantas e tão fundamentais mudanças num curto espaço de tempo poderá colocar o adolescente numa situação de risco. O quarto capítulo consagra a abordagem terapêutica, através da apresentação do acompanhamento individual e em grupo de um caso clínico, realizado no decorrer do estágio. Contém a descrição do caso, fundamentação teórica essencial para a avaliação e, posterior intervenção. Por fim, o quinto capítulo encerra com as reflexões e conclusões inferidas ao longo do estágio Embora existindo várias denominações: pessoa, cliente e paciente, utilizadas nas distintas psicoterapias, sem entrar numa discussão conceptual, será empregue no decorrer deste relatório a designação de cliente para o indivíduo que ingressou no processo terapêutico. Salvaguarda-se que os nomes atribuídos aos clientes neste relatório são fictícios de forma a assegurar confidencialidade e privacidade
Descrição: Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Psicologia Clínica.
Exame público realizado em 10 de Março de 2011 pelas 12h00.
URI: http://hdl.handle.net/11067/2786
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Relatórios

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