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Título: Avaliação e intervenção psicológica em contexto hospitalar
Autor: Torres, Mário Cupertino Miranda
Orientador: Ana Meireles Sousa Pires
Barros, Sara
Bastos, Sandra
Palavras-chave: Psicologia
Psicologia clínica
Intervenção psicológica
Avaliação psicológica
Consulta psicológica
Teste Psicológico - Escala de inteligência Wechsler para criançaS (WISC III)
Data: 8-Fev-2017
Resumo: O Estágio curricular no Centro Hospitalar Médio Ave E.P.E, adiante designado corno CHMA, a que fui submetido representa o culminar de mais um ciclo de estudos com o objetivo de preparar urna prática profissional com rigor, competência, profissionalismo, de forma a permitir a aplicação de conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo do mestrado em Psicologia Clínica lecionado na Universidade Lusíada do Porto. Com efeito, este estágio de 900 horas permitiu-me consolidar os conhecimentos teóricos, assim como possibilitou a aprendizagem de outros conhecimentos fundamentais para a prática psicológica. Revelou-se muito importante pelo facto de podermos compreender de peito o impacto da aplicação dos conhecimentos previamente aprendidos junto dos utentes. Desta maneira, foi bastante enriquecedor estar presente no dia-a-dia hospitalar e observar a pluralidade de casos clínicos, a sua complexidade, assim como a necessidade de dar resposta às solicitações. Em virtude de dividir o meu estágio em duas unidades hospitalares do Centro Hospitalar Médio Ave (CHMA), foi possível intervir diferentemente em cada uma. Então, no CHMA de Santo Tirso os meus casos enquadravam-se predominantemente em termos da avaliação psicológica de crianças e adolescentes, baseada na história Clínica do utente e, posteriormente, na avaliação clínica que incidiu na sua maioria em avaliação cognitiva com recurso à WISC-III (Escala de Inteligência de Wechsler para crianças e adolescentes), assim como uma avaliação complementar com recurso a outros instrumentos avaliativos. Relativamente à Unidade funcional de Psicologia de Vila Nova de Famalicão, para além da avaliação psicológica, permitiu-me trabalhar mais ao nível da intervenção clínica. Esta experiência mostrou-se bastante rica, pois permitiu-me trabalhar ao longo de várias semanas e meses com crianças cujas problemáticas de diferenciavam e, ao mesmo tempo, permitiu observar que o trabalho implementado junto dos utentes ia surtindo efeito, desenvolvendo uma relação de empatia, fundamental a uma boa relação terapêutica.
Descrição: Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Psicologia Clínica.
Exame público realizado em 5 de Março de 2013 pelas 10h00.
URI: http://hdl.handle.net/11067/2768
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Relatórios

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