Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/2709
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHipólito, Fernando Manuel Domingues, 1964-por
dc.contributor.authorGuerra, Joana Maria Arnaud, 1987-por
dc.date.accessioned2017-01-27T12:29:15Z-
dc.date.available2017-01-27T12:29:15Z-
dc.date.issued2017-01-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2709-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2016por
dc.descriptionExame público realizado em 13 de Janeiro de 2017por
dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado tem como objetivo principal a reflexão sobre a evolução do espaço cénico na vertente da relação do palco com a plateia. Pretende-se fazer um levantamento e uma análise das diversas tipologias que se desenvolveram ao longo do tempo, com especial enfoque na transição do espaço cénico ocorrida ao longo do século XX. Estabelece-se uma abordagem à evolução tipológica do teatro do mundo ocidental, dando especial atenção à configuração espacial como suporte da encenação, a partir de exemplos significativos de cada período. É traçada uma analogia entre a sociedade e o espaço teatral projetado pelo Homem ao longo da sua existência, particularmente no que se refere aos teatros contemporâneos, cuja flexibilidade e dinâmica espacial refletem as características da sociedade de hoje. Propõe-se a reflexão sobre o significado do teatro e de como a arquitetura pode servir o teatro, proporcionando as condições e o ambiente adequados aos diversos formatos de espetáculo. O papel do arquiteto como projetista de espaços teatrais eficazes é enfatizado na medida em que faculta ao encenador os meios necessários à realização de diferentes tipos de encenação. O arquiteto é assim imprescindível enquanto gerador do espaço teatral de forma a realçar o carácter interdisciplinar que o teatro possibilita. No presente trabalho analisa-se a arquitetura do teatro como meio interativo entre o ator e o espetador, entre o que é apresentado sobre o palco e o que é assimilado pelo público.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTeatros - Cenografia e cenáriospor
dc.subjectTeatros - Históriapor
dc.subjectEspaço (Arquitectura)por
dc.subjectArquitectura e artepor
dc.titleTeatro : a relação entre o palco e a plateia no âmbito da arquiteturapor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201606640por
Aparece nas colecções:[ULL-FAA] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mia_joana_guerra_dissertacao.pdfDissertação6,47 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.