Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/2698
Título: Ação / intervenção do psicólogo no contexto escolar : uma aposta na prevenção para mudanças positivas no futuro
Autor: Sousa, Olinda Carina Marques de
Orientador: Pires, Ana Meireles Sousa
Silva, Ana Paula
Palavras-chave: Psicologia
Psicologia clínica
Intervenção psicológica
Orientação escolar e vocacional
Data: 2015
Resumo: O presente relatório de estágio enquadra-se no 2º ano do Mestrado em Psicologia Clínica lecionado pelo Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada do Porto. O estágio realizou-se no Agrupamento de Escolas Dr. Leonardo Coimbra-Filho, Porto, durante o ano letivo 2014/2015. Ao longo deste trabalho é apresentada a caracterização do contexto de estágio e da comunidade educativa. No sentido de conhecer melhor a comunidade discente é apresentada a caracterização do meio sociocultural e económico da população local. É exposto o papel do Psicólogo no contexto escolar, bem como os meus objetivos enquanto Psicóloga estagiária. As atividades desenvolvidas tiveram como objetivos avaliar as competências linguísticas das crianças do pré-escolar e promover, junto dos alunos do 1º ano e do 5º ano, o desenvolvimento de competências pessoais e socias no sentido de diminuir o insucesso escolar e promover o ajustamento psicológico. Foram enquadradas sessões de relaxamento na intervenção com alunas do 4º ano, salientando a importância das Terapias Cognitivo-Comportamentais. A orientação vocacional foi realizada junto dos alunos do 9º ano, individualmente e em grupo, e intervimos coletivamente na promoção de competências de estudo no contexto de sala de aula junto dos alunos do 5ºano. São apresentados dois casos clínicos com diagnóstico de Perturbação Específica de Aprendizagem com prejuízo na leitura e escrita (Dislexia). Na conclusão, é apresentada uma reflexão sobre o percurso de estágio e dos desafios do Psicólogo no contexto escolar.
This internship report is part of the 2nd Year of the Masters in Clinical Psychology offered by the Institute of Psychology and Educational Sciences of the Lusíada University of Porto. The stage took place in the Group of Schools Dr. Leonardo Coimbra-Filho, Porto, during the school year 2014/2015. Throughout this work presents the characterization stage of context and the educational community. In order to better understand the student community shows the characterization of the social, cultural and economic environment of local people. It exposed the role of the psychologist in the school context, as well as my goals as an intern psychologist. The activities were carried out to evaluate the language skills of children of pre-school and promote, among students of 1st year and 5th year, the development of personal skills and social in order to reduce school failure and promote psychological adjustment. Relaxation sessions were framed in the intervention with students of the 4th year, stressing the importance of Cognitive Behavior Therapy. Vocational guidance was conducted with the students of 9th grade, individually and in groups, and intervene collectively to promote study skills in the classroom context at the 5th year students. Two cases diagnosed with Specific Learning Disorder with impaired reading and writing (dyslexia) is presented. In conclusion, a reflection on the stage route and Psychologist challenges in the school context is presented.
Descrição: Exame público realizado em 1 de Fevereiro de 2016.
Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Psicologia Clínica.
URI: http://hdl.handle.net/11067/2698
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Relatórios

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatorio de estagio.pdf
  Restricted Access
3,14 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.