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dc.contributor.advisorBastos, Sílvia Faria de, 1973-por
dc.contributor.advisorCabrita, Túlia Rute Maia, 1972-por
dc.contributor.authorMachado, Ana Rita Pinto, 1991--
dc.date.accessioned2017-01-09T15:38:09Z-
dc.date.available2017-01-09T15:38:09Z-
dc.date.issued2017-01-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2626-
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2016por
dc.descriptionExame público realizado em 22 de Novembro de 2016por
dc.descriptionPor razões éticas e deontológicas, o documento apenas se encontra disponível parcialmente.por
dc.description.abstractEste relatório foi realizado no âmbito do mestrado em psicologia clínica pela Universidade Lusíada de Lisboa, representando todo o trabalho teórico-prático desenvolvido enquanto estagiária em psicologia clínica na consulta de psicologia e avaliação psicológica do serviço de pediatria do Hospital São Francisco Xavier. O estágio teve como objetivos: Integração na equipa multidisciplinar do serviço de consulta externa da pediatria do Hospital São Francisco Xavier; Observação de consultas de desenvolvimento; Observação de avaliações psicológicas; Realização autónoma de avaliações psicológicas, contemplando escolha, aplicação e cotação de provas, com respetiva redação dos relatórios psicológicos; e a Realização de 2 acompanhamentos psicológicos (avaliação psicológica). A consulta de avaliação psicológica consagra-se a crianças e adolescentes dos 0 aos 18 anos, do género masculino e feminino, de diferentes classes sociais oriundas dos concelhos da área que o hospital abrange. A avaliação psicológica tem como objetivo avaliar, recolher e integrar informações sobre o indivíduo, em contextos diferentes, através da utilização de diferentes métodos. Ainda, tem como objetivo identificar os aspetos patológicos do indivíduo, mas também, em confirmar o que tem de melhor, de forma a viabilizar os seus potenciais e as suas possibilidades. Desta forma, a avaliação psicológica é muito importante para que o desenvolvimento de uma criança seja adequado, e mesmo que esta apresente dificuldades ou atrasos de desenvolvimento, a avaliação é essencial para que todos os seus contextos sejam adaptados à criança e às suas limitações, assim, como, para que esta seja compreendida. Os estudos de casos focaram-se na perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA), sendo esta uma perturbação neurocomportamental, com elevada prevalência, que se manifesta na infância e com tendência a persistir ao longo do desenvolvimento da criança, embora os sintomas possam-se modificar ou atenuar com o tempo. De um modo geral, a escolha dos casos foi feita com base numa possível comparação de resultados de avaliações em que os seus motivos de consulta eram referentes a uma possível PHDA ou irrequietude.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCentro Hospitalar de Lisboa Norte Serviço de Pediatria - Ensino e estudo (Estágio)por
dc.subjectDistúrbio de Hiperactividade com Défice de Atençãopor
dc.subjectPsicologia clínica - Prática profissionalpor
dc.titleAvaliação psicológica do Serviço de Pediatria do Hospital de São Francisco Xavier : perturbação de hiperatividade com défice de atençãopor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201542560por
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] Dissertações

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