Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/2587
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Sílvia Maria da Rocha-
dc.contributor.authorCastro, Inês Maria Barreira Pires Ferreira de-
dc.date.accessioned2016-09-02T15:26:15Z-
dc.date.available2016-09-02T15:26:15Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2587-
dc.descriptionExame público realizado em 19 de Outubro de 2015, 16h30.por
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Psicologia Clínica.por
dc.description.abstractCom o presente relatório pretende-se apresentar o trabalho desenvolvido durante a realização do estágio efetuado em contexto escolar no âmbito do Mestrado Integrado em Psicologia Clínica da Universidade Lusíada do Porto. O referido estágio decorreu no período de um ano tendo, sido efetuado no Agrupamento Escolar Doutor Leonardo Coimbra Filho. Durante o referido período foram desenvolvidas atividades de apoio diversificadas com alunos de diversas faixas etárias em colaboração com a Psicóloga deste agrupamento escolar. As situações intervencionadas incluíram nomeadamente dificuldades de aprendizagem, dificuldades de adaptação, baixa autoestima, hiperatividade e défice de atenção, imaturidade, todas elas com repercussões no desempenho escolar dos alunos afetados. Cumulativamente estas situações foram também frequentemente encontradas nos alunos com falta de motivação para as atividades escolares. O presente relatório apresenta ainda o trabalho desenvolvido durante as consultas efetuadas com os alunos, as conclusões de reuniões com os encarregados de educação dos alunos sobre o tipo de problemas que os alunos evidenciam no agrupamento escolar como a pouca motivação na envolvência dos seus estudos. Nestas reuniões abordou-se também a questão da baixa auto estima que alguns alunos apresentavam, o que por sua vez prejudicava a sua aprendizagem. O défice de atenção e hiperatividade foram dois dos temas que se abordaram nas reuniões, por serem outros dos problemas recorrentes neste agrupamento escolar que prejudicavam o rendimento académico dos alunos. A imaturidade era outros dos problemas evidentes neste contexto de estágio representando um obstáculo à aprendizagem de muitos alunos na medida em que estes não demonstravam intenção de efetuar uma aprendizagem correta. No decorrer da avaliação dos alunos foram efetuados testes psicológicos para determinar concisamente os problemas evidenciados e por sua vez proceder à respetiva intervenção.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsclosedAccesspor
dc.subjectPsicologiapor
dc.subjectPsicologia clínicapor
dc.subjectAvaliação psicológicapor
dc.subjectConsulta psicológicapor
dc.titleBullying na escolapor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
dc.identifier.tid201183528-
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Relatórios

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatorio de estagio.pdf
  Restricted Access
Relatório de Estágio8,78 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.