Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11067/2561
Título: | A aplicação da psicologia clínica no contexto escolar |
Autor: | Pereira, Andreia Filipa Soares |
Orientador: | Fernandes, Susana Maria Rodrigues Magalhães, Paula |
Palavras-chave: | Psicologia Psicologia clínica Psicologia da educação |
Data: | 2011 |
Resumo: | No âmbito do estágio integrado, correspondente ao segundo ano de Mestrado em Psicologia Clínica na Universidade Lusíada do Porto, foi elaborado o presente relatório de estágio. O estágio foi desenvolvido na Irmandade da Santa Casa do Bom Jesus de Matosinhos, em duas das suas creches, nomeadamente, no Centro Infantil de Matosinhos e no Jardim de Infância/Creche/ATL "O Paraíso". Consistiu em obter formação e adquirir novas competências no âmbito da Psicologia Clínica aplicada ao contexto escolar. Bem como o desenvolvimento e aquisição de competências pessoais, sociais e profissionais, as quais são fundamentais para a prática profissional futura. O Relatório de Estágio está organizado em quatro capítulos fundamentais, sendo que o primeiro capítulo diz respeito à Caracterização da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos, tanto da Creche "O Paraíso", como do Centro Infantil de Matosinhos, assim como o papel do psicólogo em cada uma delas. O segundo capítulo, designado de Tipologia das acções desenvolvidas, aborda o que foi feito em cada instituição, descrição das actividades desenvolvidas, a compreensão e a reflexão das modalidades de intervenção desenvolvidas ao longo do estágio, acompanhada de toda a sua fundamentação teórica. O terceiro capítulo compreende uma abordagem terapêutica, através da apresentação do acompanhamento individual de um caso clínico, realizado no decorrer do estágio. Contém a descrição do caso, fundamentação teórica necessária para a avaliação e, posterior intervenção. E, por último, o quarto capítulo encerra com uma reflexão pessoal sobre a experiência do Estágio. Abstract: Under the integrated stage, corresponding to the second year of Masters in Clinical Psychology at the University of Porto Lusíada was drafted the report stage. The stage was developed in the fellowship of the Holy House of Bom Jesus de Matosinhos, in two of its nurseries, particularly in Matosinhos and Children's Centre Kindergarten / Nursery / ATL "Paradise". Was to obtain training and acquire new skills in clinical psychology applied to the school context. And the development and acquisition of personal, social and professional, which are fundamental to future professional practice. The Training Report is organized into four main chapters, with the first chapter concerns the characterization of the Brotherhood of the Holy House of Mercy of Bom Jesus de Matosinhos, both the Nursery "Paradise" as the Children's Center in Matosinhos, just as the role of psychologists in each of them. The second chapter, called the Type of action, discusses what was done at each institution, description of activities, understanding and consideration of ways and means developed over the stage, accompanied by all its theoretical foundation. The third chapter contains a therapeutic approach by presenting the individual monitoring of a clinical case performed during the internship. Contains the description of the case, necessary theoretical basis for the evaluation and subsequent intervention. And finally, the fourth chapter ends with a personal reflection on the experience of the stage. |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica. Exame público realizado em 3 de Março de 2011. |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/2561 |
Tipo de Documento: | Dissertação de Mestrado |
Aparece nas colecções: | [ULP-IPCE] Relatórios |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatorio de estagio.pdf Restricted Access | 135,9 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.