Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/2519
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRocha, Luzia Aurora Valeiro de Sousa, 1978-por
dc.contributor.authorFreitas, Válter Bruno Branco, 1987-por
dc.date.accessioned2016-07-12T14:58:13Z-
dc.date.available2016-07-12T14:58:13Z-
dc.date.issued2016-07-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2519-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ensino de Música, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015por
dc.descriptionExame público realizado em 11 de Julho de 2016por
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo discutir a questão de tocar um instrumento considerado clássico, num estilo moderno e como se pode projetar este último no ensino e a aprendizagem com jovens. Neste contexto, desenvolveram-se as considerações histórico-teóricas do violoncelo Rock, procurando perceber o contexto de fusão do instrumento com este estilo e investigar os primeiros violoncelistas que o exploraram, discutindo o impacto que tiveram na construção da história do violoncelo. Ao fazer a ligação da abordagem técnica à metodológica, pretendeu-se, por um lado, explorar as especificidades da técnica corporal para tocar o violoncelo, no estilo Rock: os principais constrangimentos sentidos, os resultados para certas decisões técnicas e que abordagem musical se deve realizar. Por outro lado, considerando que no estilo Rock, é utilizado com frequência o trabalho em estúdio e tocar em palco, explorou-se a técnica de amplificação do instrumento e como as evoluções tecnológicas de efeitos sonoros podem ser benéficas para o violoncelista. O trabalho de Lucy Green sobre a música e o ensino formal/informal serviu como uma grande fonte metodológica desta dissertação, na medida em que a aprendizagem do Rock se realiza de forma informal. Neste contexto, as abordagens de Green para o ensino-aprendizagem deste estilo foram excelentes referências para a abordagem no violoncelo com jovens. Por fim, é realizada uma proposta pedagógica de três peças de arranjos originais, cujo objetivo é serem tocados em contexto de sala de aula, por estudantes.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectVioloncelo - Instrução e estudopor
dc.subjectVioloncelo - Métodospor
dc.subjectViolino - Estudos e exercíciospor
dc.titleO violoncelo rock como ferramenta pedagógica para o ensino da música entre os 15 e os 17 anospor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201210274por
Aparece nas colecções:[ULL-FCHS] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mem_valter_freitas_dissertacao.pdf
  Restricted Access
Dissertação8,58 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.