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dc.contributor.advisorSoares, Maria João dos Reis Moreira, 1964-por
dc.contributor.authorAlmeida, Sandra Isabel Santos, 1988-por
dc.date.accessioned2016-06-28T18:44:29Z-
dc.date.available2016-06-28T18:44:29Z-
dc.date.issued2016-06-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2507-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014por
dc.descriptionExame público realizado em 25 de Março de 2015por
dc.description.abstractArquitetura e Dança é o tema central deste estudo. Procuramos fazer um enquadramento teórico de questões que estão inerentes à experiência humana na arquitetura e na dança, limites estruturais entre as duas artes do corpo – “Artes do corpo” – onde o século XX exerce uma preponderância especial; pois é durante este século que a arte sofre uma alteração profunda, dando pretexto ao aparecimento de novas formas de expressão artística, que acabam por expandir novos horizontes. Os anos 1960, 1970 e 1980 são fundamentais para este estudo. É durante estas décadas que a performance art de demarca como expressão artística, enaltecendo relações entre o corpo e o espaço através do movimento. É através destas relações entre corpo, espaço e tempo, que procuraremos o cruzamento entre a performance art e a arquitetura. Tomamos por “arquitetura performativa” os objetos que se encontram no limite dos universos de arte e arquitetura, modos de fazer e, onde a relação com o corpo e com o espaço são determinantes. Os casos de estudo servem precisamente para exemplificar momentos nos quais nos emocionamos, através de uma perspetiva fenomenológica, no âmbito de uma performance particular, onde os propósitos desse tempo curto de entidade se reinventam pela importância na modernidade das artes, permanecendo ainda no tempo e no espaço. Neste sentido, procuraremos estabelecer um conjunto de “semelhanças” entre Arquitetura e Dança. Para além dos três elementos estanques com os quais ambas têm que lidar e “vencer” – a gravidade, o tempo e o próprio espaço – haverá mais coincidência? Depois de analisar o processo, tentaremos perceber até que ponto as duas formas de expressão se cruzam e contaminam.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectArquitectura - Factores humanospor
dc.subjectDançapor
dc.subjectArte performativapor
dc.subjectBrown, Trisha, 1936 - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectKeersmaeker, Anne Teresa de, 1960 - Crítica e interpretaçãopor
dc.titleA conceptualização transversal na arquitetura e na dança contemporânea : simetrias e oposiçõespor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201204533por
Aparece nas colecções:[ULL-FAA] Dissertações

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