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dc.contributor.advisorBraizinha, Joaquim José Ferrão de Oliveira, 1944-por
dc.contributor.advisorCosta, Jorge Virgílio Rodrigues Mealha da, 1960-por
dc.contributor.authorLourenço, Diogo André Rodrigues, 1986--
dc.date.accessioned2013-04-09T12:50:44Z-
dc.date.available2013-04-09T12:50:44Z-
dc.date.issued2013-04-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/247-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2012por
dc.descriptionExame público realizado em 20 de Março de 2013por
dc.description.abstractAs relações entre a cidade e o rio, através dos espaços portuários, são uma constante na evolução urbana nos diversos contextos culturais e históricos. As questões apresentadas na presente dissertação abordam a relação cidade-rio e os problemas que a afetam. O principal objetivo é a definição de uma estratégia de intervenção a nível urbano que melhore essa relação, assim como a definição do papel dos equipamentos públicos culturais como elementos centrais de regeneração do espaço e conexão. Para melhor compreender as relações cidade-rio, apresenta-se uma pesquisa de âmbito teórico, onde o estudo da frente ribeirinha e a evolução do papel dos portos, até às suas atuais configurações, são elementos fundamentais. Desenvolveu-se uma pesquisa e análise de três casos de estudo relacionados com a recuperação de frentes ribeirinhas: Barcelona, Veneza, Amesterdão e Lisboa. Concluiu-se que existe uma tendência em reservar estas zonas para espaço público, com uma função cultural bem patente, Da análise destes projetos, constata-se que os equipamentos culturais com espaços públicos elevados têm resultados muito positivos na ligação cidade – frente ribeirinha e propiciam o aumento de fluxos de utentes no espaço público da frente de água. Para perceber a situação de Lisboa, foi feita uma pesquisa histórica e avaliou-se o problema da barreira existente que separa a cidade do Tejo; ao mesmo tempo, ao analisar a malha urbana, constatou-se a existência de vazios urbanos adjacentes à dita barreira. Por fim, propõe-se uma estratégia urbana baseada numa intervenção nos vazios existentes. Neste caso, um equipamento associado ao espaço público funcionará como elemento fundamental no sistema de ligações da Frente Ribeirinha.por
dc.language.isootherpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFrentes marítimaspor
dc.subjectPortospor
dc.subjectArquitectura e águapor
dc.titleCidades de água : relação entre a cidade e a frente ribeirinhapor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201730952por
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