Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/2475
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRocha, Luzia Aurora Valeiro de Sousa, 1978-por
dc.contributor.authorPinheiro, Ana Raquel Saraiva, 1982-por
dc.date.accessioned2016-06-17T10:05:31Z-
dc.date.available2016-06-17T10:05:31Z-
dc.date.issued2016-06-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2475-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ensino de Música, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015por
dc.descriptionExame público realizado em 14 de Junho de 2016por
dc.description.abstractA presente investigação pretende estudar o conteúdo da Primeira Abordagem no ensino dos pilares da técnica do violoncelo. Expõe as Informações e os jogos/exercícios que os professores de violoncelo indicam aos alunos no momento da aprendizagem de um conceito técnico específico e ainda a utilidade desses conteúdos para o violoncelista em geral. Depois de uma sintética contextualização histórica que desencadeia todas as alterações da técnica do instrumento, houve uma pesquisa bibliográfica e apresentou-se o panorama da pedagogia da técnica violoncelística assim como os conteúdos técnicos necessários à performance do violoncelo. Para aprofundar os conhecimentos sobre a primeira abordagem ao leccionar os conteúdos técnicos, foi feito um questionário aos professores. A pesquisa focou-se na análise dos resultados dos questionários e todas as informações recolhidas serviram de base à elaboração de uma sugestão de “jogos para miúdos / prescrições para graúdos”. Esta sugestão visa a criação de uma ferramenta pedagógica portuguesa de utilidade aos professores de violoncelo e, se adaptada, à generalidade dos professores de instrumentos de arco/cordas. No mundo actual em que vivemos em que a sociedade exige cada vez mais do cidadão e os desafios são uma constante, a orientação pedagógica construtiva ao desenvolvimento dos alunos, o estímulo da criatividade e uma contínua procura de conhecimento tornam-se fundamentais.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectVioloncelo - Instrução e estudopor
dc.subjectVioloncelo - Métodospor
dc.subjectVioloncelo - Estudos e exercíciospor
dc.titleA primeira abordagem no ensino da técnica do violoncelo no século XXIpor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201191938por
Aparece nas colecções:[ULL-FCHS] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mem_ana_pinheiro_dissertacao_r.pdfDissertação28,02 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.