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Título: Personalidade, inteligência e rendimento académico em adolescentes
Autor: Luís, Cristina Maria Silveira
Orientador: Moreira, Paulo Alexandre Soares
Exame público realizado em 20 de Dezembro de 2011.
Palavras-chave: Psicologia
Psicologia clínica
Personalidade
Adolescentes
Inteligência
Data: 24-Mai-2016
Resumo: A investigação tem demonstrado a existência de correlações entre a personalidade e inteligência Estes estudos, contudo, têm sido desenvolvidos usando modelos lexicais da personalidade. Por esta razão, muito pouco se sabe acerca das relações entre as dimensões da personalidade do modelo psicobiológico de Robert Cloninger e a inteligência. O objectivo deste estudo foi avaliar as correlações entre diferentes indicadores de inteligência e as diferentes dimensões do modelo psicobiologico da personalidade. Participaram 642 adolescentes, do 7°, 8° e 9° ano de escolaridade de várias escolas do distrito do Porto A recolha de dados ocorreu nos meses de Maio e Junho de 2010. Na avaliação das características da personalidade foi utilizado o Inventário de Temperamento e Carácter Junior de Cloninger (Cloninger, 2003. Na avaliação da inteligência utilizou-se a prova de vocabulário da WISC-III (Weschler, 2003) e o teste de Aptidões Mentais Primárias (Thurstone, 2000). Os resultados revelaram que as dimensões de temperamento e de carácter estão correlacionadas com a inteligência. Para além disso, WISC_V, PMA-R, PMA-N e as dimensões PS, SD e ST explicam uma variância de 11.8% do rendimento académico. A relação entre as dimensões de personalidade e o rendimento académico é mediada pela inteligência. Constatou-se que a inteligência e a personalidade têm um carácter preditivo no sucesso académico. (Cristina Maria Silveira Luis).
Abstract: Reseaich has demonstiated Lhe existence of correlation between personality and intelligence However, those studies have been developed using lexical models of personality Consequently, still we have much more to learn about relations between the personality dimensions of Robert Cloninger‘s psychobiological model and the intelligence. The purpose of this study was to evaluate the correlations between the various indicators of intelligence and the different dimensions of the psychobiological personahty model. 642 teenagers participated from 7º, 8° and 9° grade belonging to an extensive range of Porto district schools have participated on this study case. The data collection occurred during May and June of 2010. The (Cloninger’s (Clomnger, 2003) Junior Temperament and Character Inventory has been used in the evaluation of the personality characteristics. In the evaluation of intelligence has been used the vocabulary test of WISC-III (Weschler, 2003) and the Primary Mental Abilities test (Thurstone, 2000). The results revealed that the temperament and character dimensions are correlated with the intelligence. Among that, WISC_V, PMA-R, PMA-N and the PS, SD and ST dimensions explam a variance of 11,8% in the academicals results. The relation between the personality dimensions and academicals results is mediated by the intelligence. It was found that intelligence and personality have a predictive character on the academicals success. (Cristina Maria Silveira Luis)
Descrição: Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica.
URI: http://hdl.handle.net/11067/2431
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

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