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dc.contributor.advisorSilva, Ângela Maria Esteves da-
dc.contributor.authorCorreia, Marta Filipa Fernandes-
dc.date.accessioned2016-05-20T11:41:46Z-
dc.date.available2016-05-20T11:41:46Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2394-
dc.descriptionMestrado em Engenharia e Gestão Industrialpor
dc.descriptionExame público realizado em 6 de Maio de 2014por
dc.description.abstractNas últimas décadas, a indústria têxtil enfrentou profundas mutações. Tal como referido pela ATP, após a liberalização do Comércio têxtil e Vestuário mundial a 01 Janeiro de 2005, as empresas passaram de uma produção extensiva (produção em massa) para produção qualitativa e de serviços, originando um subsquente aumento do custo de produção, em especial da mão-de-obra. Surgiram novos e mais agressivos concorrentes, que levaram as empresas à pressão da premissa de custos produtivos reduzidos e aumento da produtividade. Surgia assim a necessidade de internamente estas evoluírem ao nível da organização operacional que lhes permitisse criar valor para os próprios e para os clientes. No âmbito desta evolução, o presente trabalho teve como aspiração avaliar a aplicabilidade do pensamento Lean numa Indústria Têxtil de fiação, com base na utilização das metodologias e ferramentas do Lean Production, de modo a criar valor para os stakeholders. Tratando-se de um modelo de organização ainda pouco aplicado no tipo de indústria em análise, foi um desafio ao longo da sua execução. A aplicabilidade do pensamento Lean, foi apreendido e aplicado sob uma perspectiva sob uma perspectiva prática. Com base na visualização da cadeia de valor a após a análise dos dados recolhidos ao longo do fluxo, identificou-se duas áreas críticas nas quais existiam oportunidades de melhorias recorrendo à implementação Lean: a primeira área registou-se ao nível da redução e reaproveitamento do desperdício gerado no shopfloor, e a segunda área ao nível da redução do produto terminado. Foram aplicadas metodologias e ferramentas Lean, tais como mapeamento da cadeia produtiva, Gestão Visual, Sensibilização do colaboradores, Kaizen, Redução de MUDA, Normalização dos procedimentos, Setup rápido e implementação do sistema Push-Pull. Para a implementação das medidas de melhoria foi efectuado um investimento de 5.032,00€ em material de transporte. No final do projeto, registou-se um ganho 1.909.945,63€. Os resultados obtidos foram satisfatórios em todas as medidas implementadas, traduzindo-se em ganhos ao nível da organização operacional bem como na redução de desperdícios: Redução Custos, Criação de Valor, Organização Trabalho e Motivação da Equipa. As constatações resumidas, permitem desta forma afirmar que o pensamento Lean, é uma filosofia compatível com o sistema de produção Têxtil analisado.por
dc.description.abstractOn the last decades, the Textile Industry faced deep changes. As mentioned by ATP, after the liberalization of the Commerce Textile and World-wide Clothing (on the 1st January, 2005) companies passed of an extensive production (mass production) for qualitative production and of services, giving rise to a subsequent increase of the cost of production, in special of the labor. There appeared new and more aggressive contestants, who took the companies to the pressure of the premise of reduced productive costs and increase of productivity. It became essential these ones internally evolve at the level of the operational organization, allowing them to create value for the own ones and for the clients. In the context of this evolution, the present work has as aspiration evaluate the applicability of the Lean Thinking in a Textile Industry of spinning, on the reduction wastes along the chain value, with the application of Lean Production methodologies and tools, in order to create value for the stakeholders. Attending that is a model of organization still not very applied to the type of Industry in examination; it was a challenge along his execution. The applicability of Lean Thinking, was apprehended and applied under a practical perspective. Based on the visualization of the value chain and after the analysis of the data collected along the flow, it was identified two critical areas in which there were opportunities for improvement using the implementation of Lean thinking: the first area was the reduction and reuse of waste generated in the shopfloor, and the second area was of the reduction of the finished product. It was applied Lean methodologies and tools such as value stream mapping, visual management, the awareness of the employees, Kaizen, reduction of Muda, work standardization, quick setup and the push-pull system. For this implementation, is was made an investment of 5.032, 00€ on transportation parts. It was obtained a ROI of 1.909.945, 63 €. The results gained were satisfactory in all the implemented actions, being translated in profits at the level of the operational organization as well as in the wastes reduction, reduction of costs, create value to the stakeholders, labor organization and team work motivation. The outcomes exposed, allowed to confirm that Lean thinking, is a philosophy compatible with the Textile production system analyzed.en
dc.language.isoporpor
dc.rightsclosedAccesspor
dc.subjectPensamento Leanpor
dc.subjectGestão da produçãopor
dc.subjectIndústria têxtilpor
dc.subjectFiaçãopor
dc.titleAplicação do pensamento Lean numa empresa de fiaçãopor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationVila Nova de Famalicãopor
dc.peerreviewednopor
dc.identifier.tid201236710-
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