Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/2393
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlves, Francisco Peixoto-
dc.contributor.authorPombo, Ana Rita Pires-
dc.date.accessioned2016-05-20T11:35:21Z-
dc.date.available2016-05-20T11:35:21Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2393-
dc.descriptionDissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Arquitectura.por
dc.descriptionExame público realizado em 27 Abril 2016.por
dc.description.abstractA presente dissertação visa o estudo dos Fragmentos Industriais, um fenó¬meno emergente na cidade contemporânea. Tornou-se necessário compreender este conceito, através da sua génese e sua importância a nível arquitectónico, histórico, cultural (património industrial) e social (memória colectiva), para tal, re¬corremos ao estudo de autores como, Maurice Halbwachs, Françoise Choay e Deolinda Folgado. Entendendo o seu impacto, torna-se urgente reabilitar estas estruturas pós¬-industriais. Exploramos o conceito de mutabilidade como instrumento de reabili¬tação de modo a tentar garantir a sua reversibilidade e adaptação a diferentes usos, inesperados e não programados, tendo sido François Ascher, Aldo Rossi e An¬drea Branzi autores essenciais para este entendimento. Esta forma de reabilitar tem como finalidade, permitir a constante actualização destas estruturas, procurando fazer face às incessantes transformações do mundo e da sociedade. Esta investigação culminou na aplicação e desenvolvimento do ensaio projectual, baseado nos projectos, Red Bull Music Academy by Langarita Navarro Arquitectos e Z-Gallery by O-office Architects, incidindo num fragmento industrial presente em Amarante, o Complexo Tabopan, procurando integra-lo de novo na cidade, respondendo às necessidades da sociedade contemporânea.por
dc.description.abstractAbstract: This thesis aims to study the Industrial Fragments, an emerging phenome¬non in the contemporary city. It has become necessary to understand this concept through its genesis and its architectural, historical, cultural (industrial heritage) and social (collective memory) importance, for that, we turn to the study of authors such as Maurice Halbwachs, Françoise Choay and Deolinda Folgado. Understanding its impact, it is urgent to rehabilitate these post-industrial struc¬tures. Explored the concept of mutability as a rehabilitation tool in order to try to ensure their reversibility and adapt to different uses, unexpected and unplanned, having been François Ascher, Aldo Rossi and Andrea Branzi authors essential to this understanding. This concept aims at the constant updating of the structures rehabilitated this way by addressing the incessant transformations of the world and society. This investigation resulted in the application and development of project¬-test, based on projects, Red Bull Music Academy by Langarita Navarro Architects and Z-Gallery by O-office Architects focusing in an industrial fragment in Amarante, the Tabopan Complex, looking to reintegrate it in the city, responding to the needs of the contemporary society.en
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesspor
dc.subjectArquitecturapor
dc.subjectPatrimónio arquitectónicopor
dc.subjectPreservaçãopor
dc.subjectReabilitaçãopor
dc.subjectPatrimónio industrialpor
dc.subjectReabiblitação de edifíciospor
dc.subjectEdifício industrialpor
dc.subjectReabilitação da fábrica TABOPANpor
dc.titleReabilitação de fragmentos industriais através da mutabilidade : resposta a um mundo em constante alteraçãopor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
dc.identifier.tid201146436-
dc.date.embargo2020-01-23-
Appears in Collections:[ULP-FAA] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação de mestrado.pdf
  Restricted Access
Dissertação de mestrado50,35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.