Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/2379
Título: Reflexos da implementação do Metro em área urbana
Orientador: Infante, Sérgio José Castanheira
Palavras-chave: Arquitectura
Desenvolvimento urbano
Renovação Urbana
Transportes urbanos
Metro ligeiro de superfície
Morfologia urbana
Desenho urbano
Vila do Conde
Data: 18-Mai-2016
Resumo: A presente dissertação constitui-se como um documento onde se reúnem os termos de caracterização e implementação do transporte público, mais concretamente, o Metro de superfície sob o tema reflexos de implementação do Metro em área urbana. Os termos de abordagem ao tema consideram-se como prospetivos para permitir a identificação das vantagens decorrentes de ser a opção de transporte público o Metro de superfície e em simultâneo ativar a consciência para a capacidade de este transporte constituir um instrumento de desenvolvimento territorial a vários níveis, urbanístico, social, cultural e económico. Pretende-se, assim, uma reflexão enfatizada e aprofundada acerca dos referidos aspetos, onde o Metro ligeiro se impõe como sendo uma solução apropriada à resolução dos conflitos gerados pelo trafego nas cidades, atendendo ao seu versátil campo de aplicação, quer seja pela fácil inserção na cidade e excelente imagem que beneficia junto do público, quer pela alta capacidade de pessoas que pode transportar, mas também, e ainda, por ser um fator de desenvolvimento urbano enquanto promotor de melhoria da atratividade e consequente qualidade de vida urbana. Neste contexto afere-se as consequências da decisão do Município em optar por este meio de transporte público para Vila do Conde com as vantagens e/ou desvantagens que direta ou indiretamente se podem retirar de um transporte público que é simultaneamente inspirador e promotor de desenvolvimento integrado na Área Metropolitana do Porto. Dito de outra forma, a análise à implantação do Metro de superfície em Vila do Conde contribuirá para obter conclusões sobre a sustentabilidade e crescimento urbano, numa preocupação de adequada inserção na morfologia da cidade, e como fator de atratividade e de aumento de qualidade de vida das zonas urbanas e periurbanas por onde se instalou.
Abstract: This work is constituted as a document where they meet the terms of characterization and implementation of public transport, more specifically, the surface of Metro on the topic implementation reflexes meters in urban areas. The terms of approach to the subject are considered as prospective to enable identification of the advantages of the surface Metro being a public transportation option and simultaneously activate awareness for the ability of this transport to constitute a territorial development tool at various levels, urban, social, cultural and economic. It is intended, therefore, a stressed-depth reflection about those aspects where the light rail is imposed as an appropriate solution to resolve the conflicts generated by traffic in cities, according to their versatile application field, either by easy insertion in the city and excellent image that benefits from the public, either by high capacity that can transport people, but also, still, to be an urban development factor as a promoter to improve the attractiveness and consequent quality of urban life. In this context be gauged according to the municipality's decision consequences in opting for this mode of public transport for Vila do Conde with the advantages and / or disadvantages that directly or indirectly can be drawn from a public transport that is both inspiring and integrated development promoter in the Porto Metropolitan Area. In other words, the analysis of the implementation of the surface of Metro in Vila do Conde help to draw conclusions about sustainability and urban growth, in the interests of effective integration into the morphology of the city, and as a factor of attractiveness and increase quality of life urban and peri-urban areas where settled.
Descrição: Exame público realizado em 6 Abril 2016.
Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Arquitectura.
URI: http://hdl.handle.net/11067/2379
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-FAA] Dissertações

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