Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11067/2193
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moreira, Paulo Alexandre Soares | - |
dc.contributor.advisor | Veríssimo, Ana Cristina | - |
dc.contributor.author | Conceição, Marta Isabel Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-18T12:51:43Z | - |
dc.date.available | 2016-04-18T12:51:43Z | - |
dc.date.issued | 2013-06-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/2193 | - |
dc.description | Exame público realizado em 19 de Junho de 2013. | por |
dc.description | Relatório de estágio realizado no âmbito do Mestrado em Psicologia da Educação. | por |
dc.description.abstract | O direito à educação é um direito fundamental de todo ser humano, pelo que a massificação do ensino se tem tornado uma realidade ao longo dos anos. Tendo em conta esta situação o sistema educativo abarca um grande número de alunos de diferenciados níveis sócio económicos sobretudo desde que a escolaridade obrigatória aumentou para 12 anos. Cabe, então à escola criar as condições para que todos os alunos tenham oportunidade de desenvolver as suas capacidades. Este é o conceito de escola inclusiva que se enquadra no princípio da igualdade de oportunidades; de cariz educativo ou social; ressalta que os sistemas educativos devem apoiar todo e qualquer aluno (incluindo aqueles com Necessidades Educativas Especiais severas) incluindo-os em turmas regulares e garantindo-lhes um apoio especial. Criar a ideia da diversidade, adequando-as às necessidades individuais. Acima de tudo, passar de uma pedagogia centrada no ensino para uma pedagogia centrada no processo de aprendizagem, onde os conteúdos lecionados servem como instrumentos para desenvolver as capacidades dos indivíduos não só em áreas académicas mas também sócio emocionais e pessoais; de modo a proporcionar uma educação que maximize o potencial do aluno. Este relatório divide-se essencialmente em seis partes e descreve as atividades de estágio desenvolvidas no Serviço de Apoio, Psicologia e Orientação da Escola Profissional de Aveiro. A primeira parte do relatório apresenta uma breve síntese acerca do desenvolvimento da Psicologia da Educação, como se foi diferenciando das outras áreas da Psicologia tornando-se urna disciplina autónoma com objetos e métodos de estudo próprios, para no ponto seguinte refletir-se sobre o papel deste profissional no contexto educativo. Na segunda parte do relatório faz-se uma breve apresentação e descrição do local de estágio - Escola Profissional de Aveiro; especificando o Serviço de Apoio, Psicologia e Orientação que proporcionou um vasto leque de experiências ao longo destes meses de trabalho. Na terceira parte deste relatório através de urna síntese prévia são descritas todas as atividades desenvolvidas durante o período deste estágio. Na quarta parte deste relatório é feita uma análise exaustiva de um caso de acompanhamento psicológico. Na quinta e última parte deste relatório é feita uma reflexão acerca desta experiência considerando o contexto envolvente. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | embargoedAccess | por |
dc.subject | Psicologia | por |
dc.subject | Psicologia da Educação | por |
dc.subject | Vida Escolar | por |
dc.subject | Consulta psicológica | por |
dc.subject | Avaliação psicológica | por |
dc.subject | Teste Psicológico : Escala de inteligência Wechsler para crianças (WISC III) | por |
dc.subject | Teste Psicológico : Escala de Inteligência de Wechsler para Adultos (WAIS III) | por |
dc.title | O papel do psicólogo na promoção do desenvolvimento e sucesso escolar | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.publication.location | Porto | por |
dc.date.embargo | 2020-03-12 | - |
Aparece nas colecções: | [ULP-IPCE] Relatórios |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatorio de estagio.pdf Restricted Access | 1,7 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.