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Título: Bem-estar subjectivo e envolvimento escolar em adolescentes de etnia cigana
Autor: Lopes, Sandra Raquel da Silva
Orientador: Moreira, Paulo Alexandre Soares
Palavras-chave: Psicologia
Psicologia da Educação
Adolescentes
Etnia cigana
Envolvimento escolar
Data: 2012
Resumo: Os alunos de etnia cigana são uma população em especial risco de abandono escolar, em parte devido ao nível elevado de absentismo e ao baixo rendimento académico. BES e o envolvimento escolar estão positivamente correlacionados em adolescentes, e o envolvimento escolar tem sido considerado um forte preditor do rendimento académico e abandono escolar. Contudo, não existem estudos que tenham correlacionado estas duas variáveis em adolescentes de etnia cigana. O objetivo deste estudo foi avaliar a relação do BES e envolvimento escolar em adolescentes de etnia cigana. Participaram neste estudo 118 alunos, do 1°, 2° e 3° ciclos, dos quais 42 alunos de etnia cigana (24 do género masculino e 18 do género feminino) com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos (M=13,19; DP=1,612) e 76 alunos não-ciganos (37 alunos do género masculino e 39 alunos do género feminino) com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos (M=13,91; DP=1,246), O BES foi avaliado pela Escala Breve de Satisfação com a Vida (Huebner, 1997) para a dimensão de Satisfação com a vida, Escala Breve de Satisfação com o Suporte Social (Gaspar et al., 2009) para a dimensão Satisfação com o suporte social, Escala de Tonalidade Emocional (Rocha & Moreira, 2010) para a dimensão Meto e Kidscreen-10 (Erhart et aI., 2009) para a dimensão Qualidade de Vida. O envolvimento escolar foi avaliado pela Escala de Avaliação do Envolvimento escolar (Moreira et al., 2009). Os resultados demonstram que os alunos de etnia cigana apresentam níveis inferiores aos alunos não-ciganos ao nível do envolvimento total, envolvimento cognitivo, suporte familiar para a aprendizagem, motivação intrínseca e futuras aspirações e objetivos. Para as dimensões do BES não se encontraram diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos. As dimensões do envolvimento escolar estão positivamente correlacionadas, em alunos de etnia cigana, com as dimensões de satisfação com a vida, afeto total e em menor grau com a qualidade de vida, e está negativamente correlacionada com o afeto negativo, mostrando semelhanças com a população não-cigana. Os resultados deste estudo dão importantes contribuições para a compreensão do BES e do envolvimento escolar em alunos de etnia cigana. (Sandra Raquel da Silva Lopes)
Abstract: Gipsy ethnicity students are a population with a particular risk of school-drp-out partly due to the high level of absenteeism and low academic achievement. SWB and school engagement are positively correlated in adolescents, and school engagement has been considered a strong predictor of academic achievement and school drop-out. However, there are no studies that have correlated these two variables in gipsy ethnicity adolescents. The goal of this study was to evaluate the relationship between BES and school engagement amongst gipsy ethnicity adolescents. In this study participated 118 students the 1st, 2nd and 3rd cycles, of which 42 were of gypsy ethnicity (24 male and 18 female) with ages between 9 and 16 years (M = 13, 19, DP = 1,612) and 76 non-GIPSY (37 students male and 39 students female) with ages between 12 and 16 years (M = 13.91, DP = 1.246). The BES was aevaluated by the Brief Scale of Life Satisfaction (Huebner, 1997) to the dimension of Life Satisfaction, Satisfaction Scale Brief Social Support Satisfaction (Gaspar et al., 2009) to the dimension satisfaction of social support satisfaction, Scale of Emotional Tonality (Rocha & Moreira, 2010) to the dimension of affection and Kidscreen-10 (Erhart et aI., 2009) to the Evaluation Scale of School Engagement of quality of Life. (Moreira et al., 2009). The results show that gipsy ethnicity students present lower levels than non gipsy on total engagement , cognitive engagement , family support for learning, intrinsic motivation and future goals and aspirations. To the BES dimensions there are no nstatistically significant differences between the two groups. The dimensions of school engagement are positively correlated, to the gipsy students , with life satisfaction, total l affect and in a smaller defree with the quality of life, and is negatively correlated with negative affect, showing similarities with the non-gipsy population. The results of this study give important contributions to the understanding of BES and school engagemet in gipsy students. (Sandra Raquel Lopes da Silva)
Descrição: Exame público realizado em 27 de Julho de 2012.
Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Psicologia da Educação.
URI: http://hdl.handle.net/11067/2137
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

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