Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11067/2103
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Joana Serra de | - |
dc.contributor.advisor | Macedo, Celmira da Conceição Madureira | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Ana Alexandra Aires | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-01T11:57:53Z | - |
dc.date.available | 2016-04-01T11:57:53Z | - |
dc.date.issued | 2013-05-29 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/2103 | - |
dc.description | Relatório de estágio realizado no âmbito do Mestrado em Psicologia da Educação. | por |
dc.description | Exame público realizado em 29 de Maio de 2013. | por |
dc.description.abstract | O presente documento, relata o processo decorrido durante o estágio curricular em Psicologia da Educação, da Universidade Lusíada do Porto, realizado no Agrupamento de Escolas do Concelho de Alfândega da Fé, no ano letivo de 2010/2011. Este visa dar conta da necessidade de intervenção psicológica em contexto escolar, e a forma como decorreu esta intervenção no terreno, operacionalizada através do acompanhamento de casos individuais ou em grupo, e de ações de prevenção, nomeadamente, formação à comunidade escolar e orientação vocacional dos/as alunos/as. A realização deste estágio teve como ponto de partida uma indagação/reflexão sobre o papel do psicólogo educacional na escola e baseou-se nos pressupostos científicos da especialidade. Traçamos como objetivo basilar contribuir ativa e positivamente para o melhor desenvolvimento dos/as alunos/as, favorecendo o seu sucesso escolar; a melhoria da saúde mental e emocional da classe discente e docente e a contribuição para a melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar. Neste âmbito, realizamos uma intervenção corporizada em intervenção psicológica individual; sessões de orientação escolar e vocacional (0EV) em grupo; e formação à comunidade escolar. Como parte central do estágio foi realizado um acompanhamento de caso de uma criança com dislexia, desde a avaliação à intervenção. A avaliação realizada a todo o processo de estágio, operacionalizada através de observação naturalista, aplicação de testes e baterias de avaliação eognitiva, escalas e questionários, à população-alvo, permitiu-nos refletir sobre a necessidade destes alunos/as serem acompanhados por um psicólogo educacional, como elemento que poderá aportar maior qualidade ao sistema de ensino, promovendo a saúde escolar e até o rigor na seleção e acompanhamento de alunos/as com dificuldades de aprendizagem e alunos/as com necessidades educativas especiais. “Há apenas uma coisa a longo prazo mais cara do que a educação: a não educação” J. F. Kennedy | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | embargoedAccess | por |
dc.subject | Psicologia da Educação | por |
dc.subject | Intervenção psicológica | por |
dc.subject | Orientação escolar e vocacional | por |
dc.subject | Psicologia | por |
dc.title | Psicologia da educação em contexto escolar | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.publication.location | Porto | por |
dc.date.embargo | 2020-03-13 | - |
Aparece nas colecções: | [ULP-IPCE] Relatórios |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao de mestrado.pdf Restricted Access | Dissertação de mestrado | 3,33 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.