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dc.contributor.advisorOliveira, Joana Serra de-
dc.contributor.advisorMacedo, Celmira da Conceição Madureira-
dc.contributor.authorRibeiro, Ana Alexandra Aires-
dc.date.accessioned2016-04-01T11:57:53Z-
dc.date.available2016-04-01T11:57:53Z-
dc.date.issued2013-05-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2103-
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do Mestrado em Psicologia da Educação.por
dc.descriptionExame público realizado em 29 de Maio de 2013.por
dc.description.abstractO presente documento, relata o processo decorrido durante o estágio curricular em Psicologia da Educação, da Universidade Lusíada do Porto, realizado no Agrupamento de Escolas do Concelho de Alfândega da Fé, no ano letivo de 2010/2011. Este visa dar conta da necessidade de intervenção psicológica em contexto escolar, e a forma como decorreu esta intervenção no terreno, operacionalizada através do acompanhamento de casos individuais ou em grupo, e de ações de prevenção, nomeadamente, formação à comunidade escolar e orientação vocacional dos/as alunos/as. A realização deste estágio teve como ponto de partida uma indagação/reflexão sobre o papel do psicólogo educacional na escola e baseou-se nos pressupostos científicos da especialidade. Traçamos como objetivo basilar contribuir ativa e positivamente para o melhor desenvolvimento dos/as alunos/as, favorecendo o seu sucesso escolar; a melhoria da saúde mental e emocional da classe discente e docente e a contribuição para a melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar. Neste âmbito, realizamos uma intervenção corporizada em intervenção psicológica individual; sessões de orientação escolar e vocacional (0EV) em grupo; e formação à comunidade escolar. Como parte central do estágio foi realizado um acompanhamento de caso de uma criança com dislexia, desde a avaliação à intervenção. A avaliação realizada a todo o processo de estágio, operacionalizada através de observação naturalista, aplicação de testes e baterias de avaliação eognitiva, escalas e questionários, à população-alvo, permitiu-nos refletir sobre a necessidade destes alunos/as serem acompanhados por um psicólogo educacional, como elemento que poderá aportar maior qualidade ao sistema de ensino, promovendo a saúde escolar e até o rigor na seleção e acompanhamento de alunos/as com dificuldades de aprendizagem e alunos/as com necessidades educativas especiais. “Há apenas uma coisa a longo prazo mais cara do que a educação: a não educação” J. F. Kennedypor
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesspor
dc.subjectPsicologia da Educaçãopor
dc.subjectIntervenção psicológicapor
dc.subjectOrientação escolar e vocacionalpor
dc.subjectPsicologiapor
dc.titlePsicologia da educação em contexto escolarpor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
dc.date.embargo2020-03-13-
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Relatórios

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