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dc.contributor.advisorMoreira, Paulo Alexandre Soares-
dc.contributor.authorMacedo, Ana Cristina Ferreira-
dc.date.accessioned2016-03-16T10:53:24Z-
dc.date.available2016-03-16T10:53:24Z-
dc.date.issued2012-12-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2076-
dc.descriptionDissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Educação Especial.-
dc.descriptionExame público realizado em 13 de Dezembro de 2012-
dc.description.abstractResumo: O estudo do bem-estar subjetivo (BES) revela-se de extrema importância, pois o conhecimento dos mecanismos que sustentam ou determinam o bem-estar dos indivíduos e comunidades é essencial para potenciar os seus níveis de BES. A compreensão do BES em alunos com necessidades educativas especiais (NEE) é ainda escassa. Este estudo teve como objetivo avaliar a perceção de bem-estar subjetivo, numa perspetiva compósita, cm crianças e adolescentes portadores de deficiência auditiva (DA). Participaram no estudo um total de 426 alunos que frequentavam escolas do 1°,2° e 3° Ciclo do Ensino Básico e Escolas Secundárias da região norte do país. Destes alunos, 71 eram portadores de DA e 355 não possuíam NEE. Os distintos indicadores do BES foram avaliados através de quatro escalas de autorrelato: Escala Breve de Satisfação com a Vida; Escala de Satisfação com o Suporte Social; Escala de Tonalidade Emocional e Escala Breve de Qualidade de Vida (KIDSCREN 10). Os resultados revelam que os alunos com DA e sem DA diferenciam-se na perceção de BES. Os alunos com DA registam níveis inferiores de bem-estar subjetivo total, de satisfação com a vida, de qualidade de vida e de tonalidade emocional. Pelo contrário, registam níveis mais elevados de satisfação com o suporte social. Estes resultados têm implicações para a promoção de BES em crianças e adolescentes com deficiência auditiva.por
dc.description.abstractAbstract: The subjective well - being (SWB) study reveais itself as extrernely irnportant, because knowledge of the mechanisrns that underlie or determine individuals and communities welfare is essential to boost their levels of SWB. The understanding of subjective well-being in students with special educational needs is still searce. This study aimed to evaluate the SWB perception, a composite perspective in children and adolescents with hearing impairment. The study involved a total of 426 students attending the 1st, 2nd and 3rd cycles of primary schools and secondary schools in the north of the country. Of these students, 71 were bearing impairment and 355 did not have special educational needs. The different indicators of SWB were assessed using four self-report scales: Brief Life Satisfaction Scale; Social Support Satisfaction Scale; Emotional Tone Scale and Brief Quality of Life Scale (KIDSCREN 10). The results show that students with and without hearing impairment differ in SWB perception. Students with hearing irnpairment record lower levels of total subjective well-being, life satisfaction, quality of life and emotional tone. By contrast, experience much higher levels of satisfaction with social support. These results have implications for the promotion of subjective well-being in children and adolescents with hearing impairment.-
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispor
dc.subjectDeficiência auditivapor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectVida cognitivapor
dc.subjectTeste Psicológicopor
dc.subjectEscala breve de satisfação com a vida (EBVS)por
dc.subjectEscala de satisfação com o suporte social (ESSS)por
dc.subjectEscala de Tonalidade Emocionalpor
dc.subjectEscala Breve de Qualidade de Vida (KIDSCREN 10)por
dc.subjectPsicologiapor
dc.titleBem-estar subjectivo em crianças e adolescentes com deficiência auditivapor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

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