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dc.contributor.advisorMoreira, Paulo Alexandre Soares-
dc.contributor.authorMaia, Aura Maria Miranda-
dc.date.accessioned2016-03-16T10:40:52Z-
dc.date.available2016-03-16T10:40:52Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2075-
dc.descriptionExame público realizado em 20 de Dezembro de 2012.por
dc.descriptionDissertação de mestrado realizada no âmbito do mestrado em Educação Especial.por
dc.description.abstractA deficiência visual coloca desafios adicionais ao nível da adaptação dos indivíduos, com potencial de afectar o bem-estar subjectivo dos indivíduos portadores desta condição. Este estudo examinou o Bem-estar subjectivo (satisfação com a vida, qualidade de vida relacionada com a saúde mental, tonalidade emocional e satisfação com o suporte social) em crianças e jovens com deficiência visual. Participaram neste estudo 388 crianças e adolescentes. O grupo com deficiência visual foi constituído por 33 adolescentes com cegueira e baixa-visão, com idades compreendidas entre os 10 e os 20 anos que frequentavam o sistema de ensino a partir do 2° ciclo até ao 12° ano. O grupo sem deficiência visual incluiu 355 crianças e adolescentes que não apresentavam deficiência visual, com idades compreendidas entre os 4 e os 20 anos, e frequentavam o sistema de ensino desde o pré-escolar até ao 12° ano de escolaridade. Os resultados indicaram a não existência de diferenças ao nível do Bem-estar Subjetivo total nem ao nível de nenhum dos indicadores do bem-estar. Os resultados, as limitações do estudo e as implicações para a prática são discutidos.por
dc.description.abstractAbstract: Visual impairment poses additional challenges to the adaptation of individuals with the potential to affect the subjective weIl-being of individuals with this condition. This study examined the Subjective well-being (life satisfaction, quality of life related to mental health, ernotional tone and satisfaction with social support) in children and youth with visual impairment. 388 children and adolescents participated in this study. The visually irnpaired group consisted of 33 adolescents with blindness and low-vision, aged between 10 and 20 years, attended lhe regular education system from the 5th grade to 12th grade. The group who had no visual irnpairment, included 355 sighted children and adolescents, aged between 4 and 20 years and attended the regular education system from pre-school to 12th grade. Results indicated no differences regarding the total level of Subjective well-being as well in each one of the well-being indicators. The results, the studys limitations and implications for practice are discussed.en
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectNecessidade Educativas Especiaispor
dc.subjectDeficiência visualpor
dc.subjectVida cognitivapor
dc.subjectTeste Psicológicopor
dc.subjectEscala breve de satisfação com a vida (EBVS)por
dc.subjectEscala de Tonalidade Emocional (ETE)por
dc.subjectClassificação Internacional de Funcionalidadepor
dc.subjectEscala Breve de Satisfação com o Suporte Social (EBSSS)por
dc.titleBem-estar subjetivo em adolescentes com deficiência visualpor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
dc.identifier.tid201168359-
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

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