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dc.contributor.advisorManoel, Bernardo de Orey, 1969-por
dc.contributor.authorMartins, Marta Daniela da Silva, 1989-por
dc.date.accessioned2016-03-10T14:01:49Z-
dc.date.available2016-03-10T14:01:49Z-
dc.date.issued2016-03-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/2045-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015por
dc.descriptionExame público realizado em 7 de Março de 2016por
dc.description.abstractA presente dissertação reflecte sobre o princípio da Mnemosine como um ideal de memória. Assenta na leitura crítica de três metodologias reveladas na obra de três arquitectos. A expressão das suas memórias, a matéria e o lugar constituem as particularidades capazes de secundar ou libertar este ideal. Cada expressão arquitectónica reúne em si um legado de valores mnemónicos, hierarquizados por cada um. Compõem o espaço arquitectónico segundo a sua verdade temporal e atribuem ao Mundo sensível reconhecimentos. Como estrutura de sentido, a Arquitectura define-se sobre modelos que asseguram a identidade do espaço reconhecível. É através da leitura da sua composição que damos a liberdade aos nossos sentidos para se enquadrarem, reconhecendo-os como parte integrante do seu princípio mais elementar. A obra constitui-se como a expressão do ser vivente e a identidade do espaço construído é admitida numa contínua exploração da sua composição. É à cancela dos sentidos que a invenção arquitectónica se detêm, integrando-a como parte fundamental da sua praxis e do seu significado. As memórias individuais, o lugar da obra e a matéria que a constitui e revela, constituem os mecanismos sobre os quais a Arquitectura repousa para dar lugar à imaginação, que, mais que se encontrar no espaço sensível, manifesta-se na memória de cada um, vivida por cada um, e onde, de modo inteligível encontra, na obra, a sua intemporalidade. “Há que procurar em toda a arte [...] a frase silenciosa que ela contém, [...]”.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectArquitectura moderna - - Século 20por
dc.subjectMemória (Filosofia)por
dc.titleDa mnemosine ao processo de arquitectura : memória, lugar e matéria na expressão da obrapor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201133601por
Aparece nas colecções:[ULL-FAA] Dissertações

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