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dc.contributor.authorCampos, Maria Benedita Sousa Pereira de, 1975-por
dc.date.accessioned2016-02-25T13:33:36Z-
dc.date.available2016-02-25T13:33:36Z-
dc.date.issued2016-02-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/1961-
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015por
dc.descriptionExame público realizado em 19 de Fevereiro de 2016por
dc.description.abstractO ensino especial é uma das vertentes da área da educação que visa a integração das crianças e jovens, que por questões várias têm dificuldade em adaptar-se ao ensino regular. Por estar previsto que todas as crianças e jovens devem ter acesso ao ensino, mesmo quando estas têm problemas na área da deficiência mental, do desenvolvimento global ou até mesmo perturbações emocionais e de comportamento, num grau que as impede de frequentar o ensino regular, por incapacidade de integração. Estas têm a hipótese de frequentar instituições de ensino especial como é o caso do Colégio Eduardo Claparède. Este relatório pretende ilustrar a intervenção realizada no âmbito do estágio do mestrado em musicoterapia, com uma população com perturbação global do desenvolvimento e perturbação emocional e de comportamento inseridas no contexto educativo. Ao estabelecer contacto com a instituição e a população que esta acompanha, Consultou-se a literatura disponível, de forma a compreender as problemáticas diagnosticadas, a importância do processo de vinculação para os aspetos emocionais e relacionais, e qual o contributo da musicoterapia nestas dinâmicas dentro de um contexto educativo. Crentes que a musicoterapia pode ser uma mais-valia, uma vez que as várias componentes da música podem ser facilitadoras da gestão das emoções, e das relações, em todos os casos acompanhados partiu-se da estrutura existente nas canções mais significativas para as crianças e dos ritmos e melodias por eles improvisados. Esta prática teve como objetivo de estabelecer uma relação terapêutica onde o terapeuta teve oportunidade de promover na criança a melhoraria da sua capacidade de se relacionar com os outros, controlar os seus impulsos, bem como de expressar as suas emoções e sentimentos.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação especial - Portugalpor
dc.subjectMusicoterapia - Prática profissionalpor
dc.subjectColégio Eduardo Claparède (Lisboa, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)por
dc.titleMusicoterapia e as dinâmicas afetivas/relacionais em setting educativopor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201143500por
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] Dissertações

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