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dc.contributor.advisorSaraiva, Alexandra Maria Barros Alves Chaves da Silva Vidal-
dc.contributor.authorCosta, André Alves da-
dc.date.accessioned2016-02-15T12:56:14Z-
dc.date.available2016-02-15T12:56:14Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/1897-
dc.descriptionExame público realizado em 17 Junho 2015..por
dc.descriptionDissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Arquitectura.por
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado tem por tema as diferenças e contaminações entre Arquitectura e Escultura, o que as separa e o que as une. O objectivo deste trabalho é mostrar como ambas se intersectam e a sua legitimidade enquanto objectos que transformam o seu meio e como são observados pelos seus utilizadores. Para validar esta afirmação propomos um método de análise comparativa entre casos de referência que abordam esta temática. O primeiro é Peter Zumthor com a capela Bruder Klaus em Mechernich, construído em 2007, posteriormente é apresentado Maryhill Overlook do atelier Allied Works Architecture, construído em Washington em 1998, depois é analisado a estrutura de Álvaro Siza Vieira para a Bienal de Veneza de 2012. No que toca a esculturas inicialmente é examinado o Skyspace Uter de James Turrell em Zuoz completado em 2005, a obra de Richard Serra, Spin Out é a próxima a ser exposta, construída em 1973 em Otterlo, e finalmente é examinada a peça de Pedro Cabrita Reis, Palácio, construída em 2005 no Porto. A problemática da definição de Arquitectura sempre foi alvo de reflexão e estudo por parte dos maiores pensadores, críticos e executantes da disciplina. O que é? Qual o seu propósito ou produto? Será algo físico, palpável ou mensurável? Será um conceito, uma ideia? O trabalho procura essa mesma reflexão contribuindo para a eterna discussão sobre o tema nuclear da disciplina. A principal conclusão desta dissertação de mestrado é a revelação do diálogo entre a Arquitectura e a Escultura, principalmente na contemporaneidade.por
dc.description.abstractAbstract: This dissertation has for its theme the differences and contaminations between Architecture and Sculpture, what separates them and unifies them. The purpose of this discourse is to show how both intersect and their legitimacy, while objects that transform their environment and how their users observe them. In order to validate this statement, a method of comparative analysis between reference cases that approach this theme is proposed. Firstly, Peter Zumthor’s Bruder Klaus chapel in Mechernich, which was built in 2007, followed by the Maryhill Overlook from Allied Works Architecture, built in Washington in 1998, and lastly Álvaro Siza Vieira’s structure from for the 2012 Venice Bienal are analyzed. As for sculptures, initially James Turrell’s Skyspace Piz Uter in Zuoz, completed in 2005 is examined, Richard Serra’s work Spin Out is the next one being exposed, built in 1973 in Otterlo, and finally Pedro Cabrita Reis’ piece, Palácio, built in 2005 in Porto, is examined. The issue of the definition of Architecture has always been a target of reflection and study by the major thinkers, critics and performers of the field. What is it? What’s its purpose or product? Is it something physical, palpable or measurable? Is it a concept, an idea? The work seeks that same thought contributing towards eternal discussion about the core theme of the subject. The main conclusion of this masters dissertation is the revelation of the dialogue between Architecture and Sculpture, mainly in the present-day.en
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectArquitecturapor
dc.subjectEsculturapor
dc.subjectTeoria da arquitecturapor
dc.titleArquitectura e escultura : a dualidade do objectopor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
dc.identifier.tid201079500-
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