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Título: A fotografia como instrumento na arquitectura : Centro de Fotografia na Rua do Almada, Porto
Autor: Junqueira, Ana Marta Boaventura Nadais
Orientador: Fabião, Henrique Jorge Gonçalves
Palavras-chave: Arquitectura
Arquitectura e fotografia
Centro de Fotografia na Rua do Almada
Data: 11-Jan-2016
Resumo: A Arquitetura foi, desde sempre, o meio fundamental de apropriação e transformação do espaço envolvente ao Homem. Um dos seus objetivos principais é traduzido na criação de espaços construídos, destinados às funções de vida individual e em sociedade. Contudo, não pode estar dissociado o seu caráter de representação, intrínseco da própria arquitetura, na medida em que esta possui uma dimensão que ultrapassa o seu carácter construtivo, a subjetividade nos conceitos e conteúdos ideológicos que transmite. O campo de intervenção da própria arquitetura é vasto, englobando diferentes áreas do conhecimento, estando desde sempre, inter-relacionada com outras disciplinas, beneficiando dos seus processos e técnicas para se representar, enquanto imagem. A Fotografia como Instrumento na Arquitetura é uma reflexão em torno das imagens de arquitetura, como seu instrumento, verdade ou manipulação da realidade. Focaliza-se nos paralelismos estabelecidos entre a fotografia e a arquitetura, na tentativa de perceber a natureza desta relação e a função exercida pela fotografia no processo de representação, comunicação e perceção da arquitetura. No sentido de enquadrar e entender esta relação, faz-se uma contextualização histórica da evolução do Método Fotográfico, desde o seu surgimento até aos dias de hoje. A fotografia, como processo de construção da arquitetura como imagem, foi essencial a partir do século XX, não só pelo papel que desempenhou, como pelo mediatismo que provocou. O papel da fotografia de arquitetura tem sido muito debatido, pela importância que alcançou como forma de divulgação e comunicação e pelas transformações que originou na própria arquitetura. Desde o Movimento Moderno até aos dias de hoje, o primeiro contacto com as obras arquitetónicas é através da fotografia, divulgada em diferentes suportes. Depreende-se que, para um projeto se tornar relevante, precisa de ser fotografado e publicado, para então entrar na esfera do domínio público. A relação do arquiteto com a fotografia torna-se assim determinante, pois todas as suas intenções e conceções vão ser apresentadas por este instrumento de representação e de transmissão de valores de uma época. Neste sentido, é estudada a obra de Le Corbusier e a sua relação com a fotografia. Segue-se a análise dos casos de referência da Fotografia, com o estudo da obra de fotógrafos de Arquitetura, a nível Nacional. Esta análise revelou-se essencial para perceber as diferentes formas de representação fotográfica, que os distingue e identifica. Os casos de referência da Arquitetura foram cruciais para o processo e realização do caso de estudo. Em última análise, o ‘Centro da Fotografia’ proposto, visa promover o Porto, revitalizando-o a nível de serviços, comércio e cultura, tornando-se uma mais-valia para a cidade.
Abstract: Architecture has always been the main means of appropriation and transformation of man’s surroundings. One of its main goal is creating built spaces, intended for individual life and functions in society. However, it can’t be dissociated from their representative character, intrinsic to architecture itself, as this has a dimension that exceeds its constructive character, its subjectivity in the concepts and its ideological content. Architecture’s intervention field is vast, encompassing different areas of knowledge which have always been related to other disciplines, benefiting from its processes and techniques to be represented as an image. Photography as Instrument in Architecture is a reflection on the architectural images, as his instrument, true or manipulation of reality. It focuses on parallels drawn between photography and architecture in an attempt to understand the nature of this relationship and the function performed by the photograph in the representation process, communication and perception of architecture. In order to frame and understand this relationship, we contextualize the historical overview of the evolution of Photographic method from its rise to the present day. The photograph as an architecture construction process as image, was essential in the twentieth century, not only for its role in architecture, but also due to the media attention that it caused. The importance photography has achieved as a means of dissemination and communication, and the transformations that originated in architecture itself has been largely discussed. From the Modern Movement to the present day, the first contact with the architectural works is through photography, published in different media. It appears that to become relevant a project needs to be photographed and published, and only then enters the realm of the public domain. Thus, the architect's relationship with photography becomes crucial, as far as all his intentions and conceptions will be submitted by this instrument of representation and transmission of an era values. In this sense, it is studied the work of Le Corbusier and his relationship with photography. The next item is the analysis of the photograph reference cases through the study of the work of Portuguese architecture photographers. This analysis proved to be essential to realize the different forms of photographic representation, which identifies and distinguishes them. The reference cases of Architecture were crucial to the process and completion of the case study. At last, the 'Center of Photography' proposed aims to promote Oporto, revitalizing it in terms of services, trade and culture, so becoming an asset for this city.
Descrição: Exame público realizado em 18 de Novembro de 2015.
Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Arquitectura.
URI: http://hdl.handle.net/11067/1794
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-FAA] Dissertações

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