Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/1727
Título: A comunicação e saúde e a educação popular como estratégias de concretização dos direitos
Autor: Martins, Rosane Aparecida de Sousa
Palavras-chave: Política de saúde - Aspectos sociais - Brasil
Data: 4-Nov-2015
Resumo: O presente trabalho é resultado da primeira etapa do projeto de extensão em interface com a pesquisa, intitulado "Comunicação, educação e mobilização social na área de saúde no município de Uberaba/MG/Brasil". Tal projeto foi realizado por quatro docentes e oito alunos do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Triângulo MIneiro - UFTM, no período de novembro de 2012 a dezembro de 2013. Objetivou-se, a partir do conhecimento da política de saúde em Uberaba, realizar atividades de extensão e pesquisa comprometidas com a efetivação dos direitos à saúde para os cidadãos. A execução da proposta baseou-se na metodologia da pesquisa ação. A pesquisa permitiu identificar a atitude de desresponsabilização do Estado frente às políticas públicas e os direitos sociais. Constatou-se a falta de investimentos na área de saúde, tanto em infraestrutura como em recursos humanos e ações de promoção à saúde e prevenção das doenças. Tais fatos ratificam a percepção de desconhecimento dos usuários dos serviços de saúde acerca da política de saúde, dos princípios, objetivos e serviços previstos pelo Sistema Único de Saúde - SUS. Na mesma direção, constatou-se o distanciamento ou desconhecimento acerca das perspectivas de participação social e controle social pela população. Em face de tais ocorrências as ações propostas através do projeto de extensão em interface com a pesquisa enfatizaram a comunicação e saúde e a educação popular como estratégia de empoderamento dos sujeitos coletivos com vistas à fomentar a luta pela efetivação do direito á saúde pública, gratuita e universal conforme diz a legislação.
Descrição: Intervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 42-45 (2.º semestre 2013 - 1.º semestre 2015). - p. 111-124
URI: http://hdl.handle.net/11067/1727
ISSN: 0874-1611
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-ISSSL] IS, n. 42-45 (2015)

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