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Título: Envolvimento escolar em alunos com défice cognitivo
Autor: Pires, Maria de Fátima da Silva Barbosa
Orientador: Moreira, Paulo Alexandre Soares
Palavras-chave: Educação Especial
Intervenção psicológica
Necessidades Educativas Especiais
Data: 21-Out-2015
Resumo: O envolvimento escolar em alunos com défice cognitivo é um indicador importante a vários níveis, nomeadamente ao nível das intervenções preventivas, permitindo urna deteção precoce da falta de investimento do aluno na escola. Tradicionalmente, o envolvimento dos alunos com a escola tem sido avaliado numa perspetiva comportamental. Recentemente tem aumentado o consenso de que a compreensão do envolvimento dos alunos com a escola deve incluir a compreensão de outros indicadores de envolvimento, nomeadamente envolvimento cognitivo e psicológico. Apesar disso, e apesar de os alunos com défice cognitivo apresentarem um risco acrescido de trajetórias académicas desadaptativas e de abandono escolar precoce, não se conhece nenhum estudo que tenha avaliado o envolvimento com a escola numa perspetiva compósita em alunos com défice cognitivo. O objetivo deste estudo foi avaliar o envolvimento com a escola em alunos com défice cognitivo, numa perspetiva multidimensional. Participaram neste estudo 333 alunos, 95 com Défice cognitivo e 238 sem Défice Cognitivo. Os resultados revelaram que os alunos com défice cognitivo apresentam índices menores de envolvimento cognitivo, incluindo índices inferiores de motivação intrínseca, manifestam índices mais desfavoráveis ao nível das aspirações e metas futuras e percecionam menor apoio da família para a aprendizagem. Estes resultados são congruentes com estudos anteriores e contribuem para uma melhor compreensão do envolvimento dos alunos com défice cognitivo com a escola, numa perspetiva multidimensional.
Abstract: The level of involvement in school life is a significant factor for the identification of students with cognitive deficit. It plays a crucial role in what concerns early detection of lack of commitment to school by those students and, therefore, allowing early intervention and prevention. The engagement of a student in school has usually been assessed in a behaviour’s perspective. However, there has recently been an understanding that it should include other evidence of interest, namely cognitive and psychological ones. Although students with cognitive deficit show a higher risk of disruptive schooling performances and of becoming early school leavers, it isn’t known any study that has evaluated the level of involvement of these students in school considering a composite perspective. The aim of this study is to assess the involvement in school of students with cognitive deficit considering a multidimensional perspective. There were 333 students taking part in the study: 95 with cognitive deficit and 238 with non-cognitive deficit. The results have shown that the ones with low levels of cognitive development reveal low levels of motivation, ambition, future aspirations or goals and also less familiy support in what concerns learning. Besides concurring with previous studies the results contribute for a better understanding of the students with cognitive deficit in a multidimensional perspective.
Descrição: Exame público realizado em 5 de Julho de 2012.
Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Educação Especial.
URI: http://hdl.handle.net/11067/1667
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

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