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dc.contributor.advisorRagazzi, Maria da Graça Ribeiro Correia-
dc.contributor.advisorDelgado, João Paulo Fialho de Almeida Pereira-
dc.contributor.authorCarvalho, Carolina de Sousa Correia de-
dc.date.accessioned2015-10-08T12:50:00Z-
dc.date.available2015-10-08T12:50:00Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/1647-
dc.descriptionDissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Arquitectura.-
dc.descriptionExame público realizado em 08 de Novembro de 2010.-
dc.descriptionDissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Arquitecturapor
dc.description.abstractEste texto é um ensaio de peças, de inúmeras histórias: verdadeiras ou de ficção, mitos, alegorias, sentidos figurados, lendas ou prémios nóbeis... de igrejas com janelas, de seres humanos que vivem numa redoma de cristal vermelho, de homens que vivem na sombra, de lugares que vivem em sombra, de lugares que estão à espera, de linhas que descrevem aventuras, de danças no papel, de arquitectura que se alimenta de corpos vivos, etc., que estabelecem diálogos entrecruzados e evidenciam a poética da luz enquanto fluido e matriz imaterial do projecto de arquitectura. O resultado é o encontro de olhos que realmente vêem - expectantes, imprecisos, flutuantes ou silenciosos - o espaço, no eloquente diálogo entre a luz e sua sombra. (que contam mais nas palavras que não estão!) Permitiu-se o risco de o escrever em forma de ensaio. Sem ponto de partida, sequer destino, o importante, aqui, é apenas caminhar.por
dc.description.abstractThis text is an analysis of different plays, of several stories: real or fiction ones, myths, allegories, figurative senses, fables or noble prizes... Churches with windows, human beings who live in a red crystal glass-case, men who live in the shadow, places plunged in the shade, places that are waiting for, lines that relate some adventures, dances in paper, architecture that is maintained by alive bodies, etc... That settle criss-crossed dialogues and show clearly the poetics of the light as a fluid and immaterial matrix of the architecture project. The result is the meeting of eyes which actually see - observers, undefined, buoyant or silent - the space in the persuasive dialogue between light and shadow. (That relate much more in the deduced words) The risk of writing it in an analysis way was allowed. Without point of departure, even destination, the important is only to walk.en
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectArquitectura e luzpor
dc.subjectTeoria da arquitecturapor
dc.titleLuz branca, sombra negra : ensaio sobre uma tese : realidade e ficção mais outras históriaspor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
Aparece nas colecções:[ULP-FAA] Dissertações

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