Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/1615
Título: Neues Museum Berlim : memória e matéria
Autor: Caetano, André Filipe Pedro, 1988-
Palavras-chave: Edifícios industriais - Conservação e restauro
Edifícios industriais - Reforma para outro uso
Data: 11-Set-2015
Resumo: Toda a ruína havia sido atacada pela erosão com um nível de gravidade apenas visível em edifícios verdadeiramente antigos, com perda de materiais e secções inteiras. Era um espaço repleto de diferentes camadas, as esculturas e as superfícies tinham sido postas a nu, assim como as paredes, as abóbadas ou os tectos danificados e colunas de gesso lascadas. Todas estas cicatrizes e estragos terem acontecido a uma estrutura histórica acrescenta ainda mais fascínio à ruína. Para David Chipperfield esta já tinha estabelecido a sua própria autenticidade. Na sua intervenção o arquitecto pretendia a preservação do edifício evidenciando a ruína e simultaneamente, recorrer à linguagem de uma nova arquitectura que deveria fazer a ponte entre o novo e o velho sem se impor revelando assim uma forte preocupação em procurar princípios, mais que soluções. O projecto explica-se facilmente com o conceito romântico de Fragmento e Totalidade. A ruína está cheia de fragmentos, estes são maravilhosos e possuem vida. A intenção principal era colocá-los novamente em ordem sem os desvalorizar, copiar ou confundir no seu significado. Era fundamental esclarecer a sua posição em relação ao todo.
Descrição: Revista arquitectura Lusíada. - ISSN 1647-9009. - N. 5 (1.º semestre 2014). - p. 117-132
URI: http://hdl.handle.net/11067/1615
ISSN: 1647-9009
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-FAA] RAL, n. 5 (1.º semestre 2014)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ral_5_9.pdf31,94 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.