Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/1564
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeite, Teresa Paula Rodrigues de Oliveira, 1964-por
dc.contributor.advisorLeitão, Teresa Maria Rodrigues , 1964-por
dc.contributor.authorGalvão, Elisa Maria Gomes, 1981-por
dc.date.accessioned2015-07-08T13:32:52Z-
dc.date.available2015-07-08T13:32:52Z-
dc.date.issued2015-07-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/1564-
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014por
dc.descriptionExame público realizado em 26 de Junho de 2015por
dc.description.abstractA intervenção da musicoterapia no contexto educativo tem ganho cada vez mais importância e investimento por parte dos musicoterapeutas. Este tipo de intervenção tem vindo a realçar o papel da música como mediadora no processo de construção da relação terapêutica com adolescentes. Numa população com tantas dificuldades ao nível da expressão verbal, a música assume-se como uma segunda forma de expressão no processo de partilha e identificação pessoal e social, tornando-se assim uma forte aliada na intervenção terapêutica. Este trabalho consiste na apresentação de uma intervenção musicoterapêutica realizada com adolescentes em contexto educativo no âmbito do estágio curricular do mestrado em musicoterapia. Esta intervenção teve a duração de 6 meses durante os quais foram realizadas sessões de musicoterapia com 21 utentes, sendo que 16 estavam distribuídos em 4 grupos e 5 foram acompanhados individualmente. Na descrição e reflexão de todo este processo dá-se enfoque ao estudo de dois casos, um individual e um de grupo. Os resultados, que se traduziram positivos, foram apurados através de uma análise qualitativa atenta dos resultados obtidos através dos dados clínicos observados durante o processo de intervenção, resultados esses que vão de encontro com a informação obtida na revisão de literatura. A musicoterapia revelou-se um processo importante para estes utentes, no sentido em que lhes possibilitou um outro caminho na expressão das suas emoções e na descoberta do "eu" em relação dual e na relação com os outros.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMusicoterapia para adolescentespor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectExternato Alfred Binet (Lisboa, Portugal) - Ensino e estudo (estágio)por
dc.titleO som do vazio : musicoterapia com adolescentes com perturbações emocionais e do comportamento em contexto escolarpor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201145871por
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] Dissertações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mmt_elisa_galvao_dissertacao.pdfDissertação1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.