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http://hdl.handle.net/11067/1543
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Manoel, Bernardo de Orey, 1969- | por |
dc.contributor.author | Delgado, Márcio Filipe Mata, 1983- | por |
dc.date.accessioned | 2015-05-18T16:59:19Z | - |
dc.date.available | 2015-05-18T16:59:19Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-18 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11067/1543 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014 | por |
dc.description | Exame público realizado em 13 de Maio de 2015 | por |
dc.description.abstract | A presente dissertação pretende contribuir para o reconhecimento das arquitecturas de apoio à náutica desportiva, enquanto elemento estratégico para as regenerações das frentes de água urbanas. Pretende ainda perceber quais são as condições ideais ao nível espacial para a prática e observação de desportos náuticos com dimensão internacional. Foi desde os anos 50 do século XX que as cidades em diferentes pontos do globo começaram a desenvolver sucessivas estratégias de regeneração, para as suas frentes de água devolutas, baseadas em diversos “modelos” orientadores que definiram os princípios gerais de transformação territorial. Como tal, propõe-se conhecer alguns destes “modelos” de intervenção que conseguiram o objectivo de melhorar e reestruturar waterfronts. Pretende-se assim dar a conhecer algumas das práticas arquitectónicas, pensadas para a realização e organização de eventos náuticos de classe mundial, localizadas nas frentes de água de Barcelona, Vigo e Valência. Estas operações urbanas/arquitectónicas são susceptíveis de serem referências no desenho de propostas futuras, relacionadas com as provas de vela de alta competição, como são os casos dos Jogos Olímpicos, da Volvo Ocean Race e da America’s Cup. Práticas que também serviram de “modelos” estratégicos no desenvolvimento do projecto para a Trafaria, realizado no âmbito da disciplina de Projecto III da Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada de Lisboa. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Frentes marítimas | por |
dc.subject | Edifícios para desportos náuticos | por |
dc.subject | Regeneração urbana | por |
dc.title | Regeneração de frentes de água e a náutica desportiva : os modelos de Barcelona, Vigo e Valência | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.identifier.tid | 201182289 | por |
Aparece nas colecções: | [ULL-FAA] Dissertações |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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