Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/11067/1510
Título: | Reduzir, reutilizar e reciclar no ensino das artes visuais : a potencialidade do papel |
Autor: | Teves, Juliana Simões, 1986- |
Orientador: | Braizinha, Joaquim, 1944- Justo, José Manuel Mata, 1955- Mota, Paula Maria Sarmento Teixeira da, 1965- |
Palavras-chave: | Arte - Ensino e estudo Educação visual Trabalhos em papel Escola Secundária Antero de Quental (Açores, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio) |
Data: | 13-Abr-2015 |
Resumo: | Este Relatório é o resultado da Prática de Ensino Supervisionada (PES) na Escola Secundária Antero de Quental de Ponta Delgada, nos Açores, em três turmas do 7º ano e cinco turmas do 9º ano na disciplina de Educação Visual do 3º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 12º ano na disciplina de Oficina de Artes do Ensino Secundário e numa turma na disciplina de Organização de Eventos Nacionais e Internacionais do curso Técnico Administrativo nível IV do Programa Formativo de Inserção de Jovens, entre setembro de 2013 e julho de 2014. A PES foi efetuada no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Lusíada de Lisboa. Este estudo tem como objetivo perceber a importância que a redução, reutilização e reciclagem de materiais têm no ensino das Artes Visuais. Utilizando como metodologia a investigação-ação, procuramos compreender que vantagens e desvantagens estes três Rs poderão trazer no que diz respeito à criatividade dos alunos, à formação desses alunos como pessoas e às despesas da Educação Escolar. Será dado um maior enfoque ao uso do papel por este ser um material quotidiano, reutilizável, reciclável e com o qual se consegue obter resultados muito diversificados. O estudo terá como base movimentos artísticos, percursos artísticos e 15 exercícios práticos propostos em aula, que se enquadram com a problemática em análise. Pretendemos com este estudo contribuir para um enriquecimento das práticas letivas no ensino das Artes Visuais, tornando evidente o facto de a Arte ser um poderoso instrumento na educação de todos nós e que deve ser o meio para um ensino mais consciente e de maior sucesso. |
Descrição: | Relatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014 Exame público realizado em 9 de Abril de 2015 |
URI: | http://hdl.handle.net/11067/1510 |
Tipo de Documento: | Dissertação de Mestrado |
Aparece nas colecções: | [ULL-IPCE] Dissertações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
meav_juliana_teves_dissertacao.pdf | Dissertação | 13,42 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.