Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/1338
Título: O impacto do programa integrado para o autismo (PIPA)
Outros títulos: The impact of Autism Integrated Program (PIPA)
Autor: Lima, Cláudia Rute de Barros Viana Maçarico Bandeira de, 1972-
Afonso, Catarina
Calado, Ana Catarina
Torgal, Fernanda
Gouveia, Rosa
Nascimento, Catarina
Data: 2014
Citação: Lima, Cláudia Rute de Barros Viana Maçarico Bandeira de [et al.] (2014) - O impacto do programa integrado para o autismo (PIPA). Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 5:1 (Janeiro-Junho 2014) 231-244.
Resumo: A Perturbação do Espectro do Autismo é uma patologia que atinge a maioria das áreas do desenvolvimento normal de uma criança. É uma doença crónica que exige um acompanhamento ao longo da vida. A Academia Americana de Pediatria recomenda que a intervenção seja iniciada o mais precoce possível, multidisciplinar e de carácter intensivo. Neste sentido, o Centro de Desenvolvimento Infantil LógicaMentes criou um Programa Integrado Para o Autismo (PIPA). Trata-se de um Programa de carácter intensivo e multidisciplinar dirigido a crianças e a famílias. Objectivo: Apresentação do Programa PIPA e avaliação do seu impacto na intervenção do Autismo. Metodologia: Terapia intensiva através do Programa PIPA – programa multidisciplinar com a participação de quatro especialidades: Pediatria do Neurodesenvolvimento, Psicologia, Terapia da Fala e Psicomotricidade. O PIPA inclui intervenção directa com a criança, a família e a escola. Apresenta-se uma revisão de 21 casos que frequentaram o Programa PIPA, com resultados estatísticos de dois momentos distintos de avaliação (antes e após intervenção). Resultados: Após sete anos de aplicação, os resultados do Programa PIPA têm sido muito positivos, quer ao nível da promoção das competências pessoais de cada criança, quer ao nível da sua melhor integração familiar, educacional e social. Os resultados revelam uma diferença estatisticamente significativa no perfil cognitivo e linguístico das crianças e uma diminuição da frequência do diagnóstico da perturbação autista. Conclusão: Os resultados realçam a eficácia do Programa PIPA e da terapia de carácter intensivo na intervenção com crianças com autismo e no suporte psicológico às suas famílias.
Descrição: Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 5, n. 1 (Janeiro-Junho 2014). - p. 231-244.
URI: http://hdl.handle.net/11067/1338
https://doi.org/10.34628/np3k-fz35
ISSN: 1647-4120
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 05, n. 1 (Janeiro-Junho 2014)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
rpca_v5_n1_15.pdf239,87 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.