Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/1335
Título: Projecto refazer : uma reflexão da reprovação a partir do olhar do aluno
Outros títulos: Project refazer (Re-Do) : a reflection on the failure rates from the student’s point of view
Autor: Faissol, Katia
Bastos, Maria Cristina
Data: 6-Jan-2015
Resumo: A preocupação com o fracasso escolar não parece ser atual. Há muito que vem sendo motivo de estudo e investigação. Na tentativa de entendimento da questão, a pedagogia e a psicologia se alternam nas explicações e formas de atuação, tentando dar conta de algo que tanto preocupa o universo escolar.No Colégio Pedro II (Escola Pública Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil), o SESOP (Serviço de Supervisão e Orientação Pedagógica) do Campus Humaitá II (um dos 14 Campi que o Colégio possui no Estado) tem trabalhado a questão, oferecendo aos alunos a participação em um Projeto – REFAZER – criado em 2007, para dirimir um pouco a angústia dos mesmos e de seus familiares diante do fracasso escolar, possibilitando, assim, uma reinserção do aluno no campo do saber. A compreensão do conceito de motivação é fundamental, pois é justamente em suas tênues fronteiras que o jovem irá buscar seu caminho em direção à Educação formal. O Refazer se propõe a incentivar o jovem a buscar subsídios para lidar com a reprovação e restabelecer sua motivação para o enfrentamento dos desafios do ano letivo iniciado.
Descrição: Revista de psicologia da criança e do adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 5, n. 1 (Janeiro-Junho 2014). - p. 201-210.
URI: http://hdl.handle.net/11067/1335
ISSN: 1647-4120
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, v. 5, n. 1 (Janeiro-Junho 2014)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
rpca_v5_n1_12.pdf176,26 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.