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Título: Personalidade, resistência à mudança e identidade de papel de estudante em adolescentes
Autor: Teixeira, Joel Bruno Sousa
Orientador: Moreira, Paulo Alexandre Soares
Palavras-chave: Psicologia
Psicologia da Educação
Personalidade - Rendimento escolar
Teste Psicológico - Junior Temperament and Character Inventory (JTCI)
Teste Psicológico - Escala de Identidade de Estudante (EIE)
Data: 21-Mar-2013
Resumo: A personalidade é preditor significativo de desempenho académico e de vários indicadores de funcionamento também em adolescentes. Contudo, não se conhece nenhum estudo que tenha avaliado a relação entre modelo Psicobiológico da personalidade, resistência à mudança e identidade de papel de estudante. Participaram neste estudo 327 estudantes da zona norte de Portugal (sendo 176 do género feminino e 151 do género masculino), com uma média de idades de 14,24. A personalidade foi avaliada através da versão portuguesa do Junior Temperament and Character Inventory (JTCI) de C.R Cloninger. A resistência à mudança foi avaliada através das versões portuguesas da escala The Therapeutic reactance Scale de Dowd, a Escala de Resistência de Hong e a Escala de Resistência à mudança de Oreg. A Identidade de papel de estudante foi avaliada através da Escala de Identidade de Papel de Estudante. Os resultados demonstram associações diferentes entre as dimensões dos três instrumentos de avaliação da resistência usados, com maior convergência entre as escalas de Hong e de Dowd e maior divergência entre estas e a escala de Oreg. Ao nível das associações entre personalidade e resistência, as dimensões de Procura de Novidade e de Auto-Transcendência registaram tendências de associações positivas com a resistência (com as dimensões de Evitamento do Dano, Dependência de Recompensa, Persistência, Auto-Diretividade e Cooperação a registarem tendências para associações negativas). A resistência à mudança está, em geral, negativamente correlacionada com as várias dimensões da identidade de papel de estudante. Por fim, as dimensões da identidade de papel de estudante estão positivamente correlacionadas com as dimensões de Temperamento envolvidas na manutenção do comportamento (Dependência de Recompensa e Persistência) e com as dimensões de Carácter (Auto-Diretividade, Cooperação e Auto-Transcendência). Este estudo fornece evidências preliminares para acerca das associações entre as dimensões do modelo psicobiológico da personalidade, resistência à mudança e identidade de papel de estudante em adolescentes.
Abstract: Personality is a significant predictor of academic perfonance, and of several indicators of functioning, also in adolescents, However, no study is known that have assessed the relation between the dimensions of the Psychobiologic model of personality, the reactance to change and the students’ role identity The objective of this study was to assess the associations between the dimensions of Cloninger’s psychobiological model of personality, reactance to change and students’ role identity in adolescents. Participated in this study 327 adoleseents from the Northern of Portugal (176 female and 151 male), with a mean age of 14,24. Personality was assessed using the Portuguese version of the Junior Temperament and Character Inventory (JTCI) de C.R Cloninger. Reactance to change was assessed using the Portuguese versions of the Dowd’s The Therapeutic reactance Scale, the Hong ‘s Reactance Scale and the Oreg’s Scale of Reactance to Change. Students’ role identity was measured using the Students’ Role Identity Scale. Results showed different associations between the dimensions of the three assessment tools used, with increasing convergence between Hong’s and Dowd’s scales and greater divergence between these and the Oreg’s scale. Regarding the associations between personality and reaetance, positive correlations were found between reactance and the dimensions of Novelty Seeking and Self-Transcendenee and negative correlations were found between reactance and dimensions of Harm Avoidance, Reward Dependence, Persistence, Self-directedness and Cooperation. The reactance to change was generally negatively correlated with the various dimensions of the student's role identity. Finally, the dimensions of student's role identity were positively correlated with the personality dimensions of Reward Dependence and Persistence, and with all dimensions of Character (Self-Directedness, Cooperation and Self-Transcendence). This study provides preliminary evidences for the associations between the dimensions of the psychobiological model of personality, reactance to change and student's role identity.
Descrição: Exame público realizado em 21 de Março de 2013.
Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Psicologia da Educação.
URI: http://hdl.handle.net/11067/1269
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

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