Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/1266
Título: Variáveis cognitivas, cognitivas-motivacionais e rendimento escolar em alunos com dificuldades de aprendizagem
Autor: Pissaro, Susana Paula Freire Martins
Orientador: Moreira, Paulo Alexandre Soares
Palavras-chave: Educação Especial
Necessidades Educativas Especiais - Rendimento escolar - Dificuldades de aprendizagem
Psicologia da motivação
Vida cognitiva
Data: 28-Nov-2014
Resumo: A capacidade cognitiva e a motivação são entendidas como variáveis psicológicas determinantes da aprendizagem e do rendimento académico. A motivação pode ser entendida como uma variedade de processos psicológicos que levam a uma escolha, fazem iniciar um comportamento direccionado a um objectivo e garantem a permanência no mesmo. Pesquisas recentes têm focalizado os efeitos mediadores na motivação dos alunos quanto à própria capacidade para realizar as actividades escolares e das razões e propósitos dos alunos se empenharem na obtenção dos resultados académicos (as atribuições e metas de realização). O presente estudo enfocou os efeitos da motivação das atribuições de causalidade (percepções de um indivíduo sobre as causas de seus sucessos e fracassos escolares), metas de realização (explicação do rendimento académico dos alunos) e o rendimento escolar dos alunos. Neste trabalho procuramos analisar a relação entre a motivação com o sucesso escolar dos alunos, estudar impacto das variáveis cognitivas no rendimento escolar, o impacto das variáveis cognitivas motivacionais no rendimento escolar e o impacto das variáveis cognitivas contextuais no rendimento escolar, também verificar se as diferenças no rendimento escolar se traduz em diferenças motivacionais e se o envolvimento dos pais se traduz em maior motivação e rendimento escolar. Este estudo considerou uma amostra representativa de estudantes portugueses entre o 7° e o 9° ano de escolaridade (n= ). Os estudantes realizaram os subtestes IMA, QARE e os encarregados de educação QEPE. Juntos dos serviços escolares, obtivemos as classificações escolares destes alunos nas disciplinas de Português e Matemática. De um modo geral, salienta-se neste estudo a importância para o sucesso académico das atribuições internas a capacidades e a esforço e organização do estudo, bem como a metas académicas orientadas para a aprendizagem e para objectivos concretos.
The cognitive ability and motivation are considered as major determinants of learning and academic achievement. Motivation can be understood as a variety of psychological processes that Iead to a choice, they begin a bebavior directed at an objective and ensure permanence in it Research has focused on the mediating effect on the motivation of the students about their own capacity to perform school actívities and the reasons and purposes of getting students te engage in academic results (assignments and achievement goals). This study focused on the effects of causal attributions of motivation (perceptions of an individual on the causes of their successes and failures at school), achievement goals (explanation of students’ academic achievement) and the performance of pupils. This work analyzes the relationship between motivation with students’ academic success, study the impaci of cognitive variables in school perfonnance, the impact of cognitive motivational variables in school performance and the impact of contextual variables on cognitive performance at school, also check whether the differences in school performance translates into motivational difterences and parental involvement translates into increased motivation and academic performance. This study considered a representative sample of Portuguese students between the 7th and 9th grade (n =). Students performed the IMA subtests, QARE and caregivers QEPE. Together the school services, obtained the school grades of these students in the disciplines of mathematics and Portuguese. Overall, this study highlights is the importance of academic success to interna! attributions to ability and effort and organization of the study, as well as academic goals oriented learning and concrete objectives.
Descrição: Exame público realizado em 29 de Maio 2013.
Dissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Educação Especial.
URI: http://hdl.handle.net/11067/1266
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

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