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dc.contributor.advisorMoreira, Paulo Alexandre Soarespor
dc.contributor.authorRosa, Inês Brandão de Maiapor
dc.date.accessioned2014-11-24T17:31:41Z-
dc.date.available2014-11-24T17:31:41Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/1258-
dc.descriptionDissertação de mestrado realizada no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica.por
dc.descriptionExame público realizado em 20 de Janeiro de 2012.por
dc.description.abstractA investigação tem demonstrado que diferentes dimensões de Personalidade se relacionam com os padrões e abordagens à aprendizagem. Contudo, essas evidências advêm de estudos em que a Personalidade é avaliada através de modelos lexicais. O objectivo deste estudo foi avaliar as relações entre os padrões e abordagens à aprendizagem e as dimensões de personalidade do modelo psicobiológico da personalidade de Robert Cloninger. Participaram neste estudo 551 adolescentes do 3° Ciclo do Ensino Básico, 302 do sexo feminino e 249 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos (M13.72; DP=1.05). A personalidade foi avaliada através da versão portuguesa do Junior Temperament and Character Inventory (JTCI; Cloninger, 2003), e os padrões e abordagens à aprendizagem através da versão portuguesa da Escala de Padrões Adaptativos de Aprendizagem (EPAA; Midgley et al., 2000) e do Inventário de Processos de Aprendizagem (IPA; Duarte, 2007). Os resultados revelaram que as dimensões de temperamento e de carácter estão correlacionadas com os padrões e abordagens à aprendizagem. Para além disso, a conjugação de determinadas dimensões de personalidade (Persistência e Auto-Directividade) com determinadas abordagens de aprendizagem (Abordagem Superficial à Aprendizagem e Abordagem Profunda à Aprendizagem) explicam uma variância de 22 % do rendimento académico. A relação entre as dimensões de personalidade e o rendimento académico é mediada por diferentes abordagens e padrões de aprendizagem. A influência conjunta das várias dimensões de personalidade, quer com os padrões adaptativos à aprendizagem, quer com as abordagens à aprendizagem, predizem mudanças significativas ao nível do rendimento académico.por
dc.description.abstractAbstract: Research has shown that different dimensions of Personality are related to learning patterns and approaches. Notwithstanding, such evidences come from studies where Personality is assessed via lexical models. This study’s objective is to assess relationships between learning patterns and approaches and the dimensions of personality according to Robert Cioninger’s psychobiological model of personality. 551 teenagers from the Third Level of Basic Education took part of this study, 302 of which were female and 249 were male, with ages ranging from 12 te 17 (A=13.72; SD=1.05). Personality was assessed using the Portuguese version ofthe Junior Temperament and Character Inventory (JTCI; Cloninger, 2003) and learning patterns and approaches using the Portuguese version of Patterns ofAdaptive Learning Scales (PALS; Midgiey et al., 2000) and Inventário de Processos de Aprendizagem (IPA — Learning Process Inventory; Duarte, 2007). Results revealed that temperament and character dimensions are correlated to learning patterns and approaches. Moreover, the conjugation of certain dimensions of personality (Persistence and Self-directedness) with certain learning approaches (Surface Approach to Learniig and Deep Approach to Learning) explain a variance of 22% in scholastic performance. The relation between the dimensions of personality and scholastic performance is mediated by different approaches and Iearning patterns. The joint influence of the various dimensions of personality, both with learning adaptive patterns and approaches to Iearning, predict significant changes on scholastic performance.en
dc.language.isoporpor
dc.rightsclosedAccesspor
dc.subjectPsicologia Clínicapor
dc.subjectAvaliação da Personalidadepor
dc.subjectTeste psicológico - Junior Temperament and Character Inventory (JTCI)por
dc.subjectTeste psicológico - Escala de Padrões Adaptativos de Aprendizagem (EPAA)por
dc.subjectPsicologiapor
dc.titlePersonalidade, padrões e abordagens à aprendizagem e rendimento académico em adolescentespor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationPortopor
Aparece nas colecções:[ULP-IPCE] Dissertações

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