Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/124
Título: Conceptualização de sobredotação : da inspiração divina, à influência do contexto
Outros títulos: Conceptualization of giftedness : from divine inspiration to context influence
La conceptualisation de surdoué : de l'inspiration divine à l'influence du context
Autor: Bilimória, Helena Cristina
Palavras-chave: Pessoas sobredotadas - Psicologia
Data: 2011
Resumo: Este artigo tem como intenção percorrer as diferentes etapas de conceptualização do construto sobredotação. Pretende-se, acima de tudo, evidenciar a passagem de um enraizamento conceptual em mitos, vigente até ao início do século XX, para uma conceptualização mais científica focada, ora em dimensões quantitativas - o QI - ora na interacção entre as características da pessoa com comportamentos de sobredotação e o contexto. O paralelismo com as diferentes concepções de inteligência ao longo do tempo, é também realçado. Deste modo, salienta-se a importância do enquadramento sociocultural na definição de sobredotação. Algumas teorias sobre a conceptualização da sobredotação serão apresentadas para maior compreensão e contextualização das etapas e dos paradigmas vigentes durante o século XX.(Helena Cristina Bilimória)
Descrição: Revista de psicologia da criança e do adolescente. - ISSN 1647-4120. - N. 4 (2011). - p. 95-108.
URI: http://hdl.handle.net/11067/124
ISSN: 1647-4120
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-IPCE] RPCA, n. 4 (2011)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
rpca_n4_artigo_5.pdf213,86 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.