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dc.contributor.advisorHipólito, Fernando Manuel Domingues, 1964-por
dc.contributor.advisorSantos, José Maria de Brito Tavares Assis e, 1962-por
dc.contributor.authorFreitas, Sílvia Raquel Lopes, 1989-por
dc.date.accessioned2014-10-09T13:42:06Z-
dc.date.available2014-10-09T13:42:06Z-
dc.date.issued2014-10-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/1222-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014por
dc.descriptionExame público realizado em 7 de Outubro de 2014por
dc.description.abstractA dissertação desenvolvida tem como finalidade a compreensão da evolução do papel do museu na sociedade, assim como relacionar os dados históricos e dados museológicos com a origem destes espaços onde se começaram por indexar objectos de valor, o acto de coleccionar. Para realização da presente dissertação, parte-se do conceito de coleccionar, onde surgiam os gabinetes de curiosidades e o gosto pela arte, para a relação percepção e memória, concluindo esta parte com o espaço do museu e as suas constantes mutações. Da inserção de obras de arte em edifícios históricos, à realização de edifícios de raiz para as receber e à reconstrução de edifícios são alguns dos pontos estudados, procurando determinar as principais alterações que esta tipologia de edifício sofreu, relacionando-as com os factores e contextos históricos que as motivaram. Certo é que, ao longo dos tempos o conceito de museu se veio sendo alterado, relacionando-se com a arquitectura, com as obras, com o visitante e com a cidade onde se encontra. A fundamentar este contexto inicial sobre a origem do museu, surgem três casos de estudo, sendo três edifícios com características distintas, de épocas distintas e de arquitectos que, têm como ponto em comum, a mesma escola, Fernando Távora, Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura. Por fim apresenta-se o projecto final de 5.º ano, como resultado prático dos conceitos estudados anteriormente, demonstrando a importância do tema para a percepção e composição formal do espaço arquitectónico.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectArquitectura de museuspor
dc.subjectTávora, Fernando, 1923-2005 - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectVieira, Álvaro Siza, 1933- - - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectMoura, Eduardo Souto de, 1952- - Crítica e interpretaçãopor
dc.titleA ideia do museu : Fernando Távora, Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Mourapor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201605929por
Aparece nas colecções:[ULL-FAA] Dissertações

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