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dc.contributor.authorBarros, José de Assunção-
dc.date.accessioned2014-09-15T13:15:31Z-
dc.date.available2014-09-15T13:15:31Z-
dc.date.issued2014-09-15-
dc.identifier.issn0873-1330-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/1114-
dc.descriptionLusíada. História. - ISSN 0873-1330. - S. 2, n. 9-10 (2013). - p. 11-38.por
dc.description.abstractO artigo propõe-se a desenvolver a sugestão de que uma Imaginação Musical poderia trazer À História, e em especial à Teoria da História, a possibilidade de trazer novos aportes para a consideração da complexidade teórica de autores diversos. Mais especificamente, discute-se aqui a possibilidade de utilização de uma Metáfora Musical para a discussão da complexidade das identidades teóricas de historiadores e filósofos da história. A metáfora empregada – o 'acorde teórico' – pretende apreender a complexidade de um autor supondo que nenhum autor, ou poucos autores, adequam-se estritamente a classificação em um único paradigma historiográfico, tal como o Positivismo, o Historicismo ou o Materialismo Histórico. As idéias apresentadas nesta conferência foram desenvolvidas em um livro do autor, publicado em fins de 2010, no qual se pretende analisar diversos historiadores e suas obras a partir da metáfora proposta.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFilosofia - Históriapor
dc.subjectAcordes (Música)por
dc.titleAcordes teóricos : a música como um modelo possível para repensar a teoria na história e em outros campos de saberpor
dc.typearticlepor
Aparece nas colecções:[ULL-FCHS] LH, s. 2, n. 09-10 (2013)

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