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Título: Da construção do conhecimento ao processo metodológico em serviço social
Autor: Pena, Maria João Barroso, 1968-
Palavras-chave: Serviço social - Investigação
Data: 2012
Resumo: A construção do conhecimento em Serviço Social nasce da relação entre a teoria e a prática, o que torna exigente uma clarificação conceptual que permita problematizar a natureza desta relação. É na intervenção do assistente social, mais especificamente na relação entre o profissional e a pessoa utilizadora dos serviços que se dá a ligação entre a teoria e a prática, operacionalizando-se nos procedimentos metodológicos. A metodologia subscreve sempre uma opção teórica, mais ou menos consciente, sem excluir os diferentes contextos em que o profissional se insere, e neste sentido importa distinguir conceitos como método e modelo de intervenção. Por último, ainda no âmbito metodológico do Serviço Social, destaque no processo de intervenção, para a elaboração do diagnóstico, pela importância que configura na intervenção profissional.
Descrição: Intervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 40 (2.º semestre 2012). - p. 77-94.
URI: http://hdl.handle.net/11067/1066
https://doi.org/10.34628/xdc0-s323
ISSN: 0874-1611
Tipo de Documento: Artigo
Aparece nas colecções:[ULL-ISSSL] IS, n. 40 (2012)

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