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dc.contributor.advisorCoelho, Maria Manuela Martins Saraiva Sarmento, 1952-por
dc.contributor.authorTeles, Susana, 1970-por
dc.date.accessioned2014-07-22T15:52:31Z-
dc.date.available2014-07-22T15:52:31Z-
dc.date.issued2014-07-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/999-
dc.descriptionTese de doutoramento em Gestão, Universidade Lusíada de Lisboa, 2014por
dc.descriptionExame público realizado em 18 de Julho de 2014por
dc.description.abstractConsiderando a gestão estratégica como um meio para alcançar uma performance superior face aos seus competidores, torna-se, então, necessário identificar as fontes de rentabilidade do negócio, para formular e implementar uma estratégia que delas retire os maiores proveitos. Na realidade as transformações sucessivas verificadas no ambiente competitivo e a um ritmo cada vez mais crescente colocam às empresas a exigência de responder apropriadamente ao mercado, de forma a garantirem a sustentabilidade e o sucesso da sua atividade. Esta conjuntura não é estranha à indústria do turismo, que tem assistido à emergência de novos modelos de negócio, à mudança das preferências dos consumidores, ao incremento da tecnologia e, em alguns sectores, à desregulamentação, com implicações directas ao nível da gestão. O presente trabalho de investigação é subordinado ao tema da formação da estratégia, tendo como pergunta de partida os critérios que poderão ser considerados determinantes na formação de uma estratégia nas empresas que integram o sector de transporte aéreo. Decorrente da pergunta de partida surgem outras questões derivadas, nomeadamente quais os fatores com maior influência na formulação da estratégia; quais os maiores obstáculos à implementação da estratégia; e qual o período de revisão da estratégia. De entre os fatores que serão considerados na definição da estratégia, prossegue-se o propósito de identificar os que constituem parte de um quadro comum e indispensável para a formulação e para a implementação de uma estratégia no sector de transporte aéreo. Para a elaboração deste estudo o processo de investigação seguido dividiu-se em pesquisa bibliográfica; metodologia de investigação por inquérito, onde se contempla a elaboração do questionário entregue a colaboradores das companhias aéreas a operar em Portugal e o tratamento estatístico dos dados, tendo resultado em 193 questionários válidos; pesquisa com recursos a informação primária qualitativa, através da elaboração de entrevista a três dirigentes de diferentes tipos de companhias aéreas portuguesas a operar em Portugal e análise das respostas obtidas; e resolução das hipóteses de trabalho formuladas. Dos resultados do presente estudo, destaca-se que 50% dos inquiridos e 100% dos entrevistados referem que o ambiente económico pertencente ao meio ambiente geral é o que tem maior influência na formulação da estratégia. A comunicação da estratégia na empresa é assinalada como ponto basilar na definição da estratégia, sendo normalmente realizada em reuniões de pequenos grupos, conforme referem 100% dos entrevistados e 58,5% dos administradores participantes no inquérito. Esta investigação permitiu perceber que a envolvência dos colaboradores em todas as fases do processo é tida como parte fundamental deste. Dos inquiridos, 81% confirma que os seus objetivos e metas pessoais estão alinhados com a estratégia da empresa e 66% dos entrevistados considera importante a contribuição de vários departamentos e áreas. Daqui decorre a premência de comunicação na empresa, que é efetuada sobretudo pelos administradores, considerados por 45,6% dos respondentes ao inquérito como o grupo mais eficiente.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAeronáutica comercial - Aspectos estratégicos - Portugalpor
dc.subjectAeronáutica comercial - Planeamentopor
dc.subjectAeronáutica comercial - Gestãopor
dc.titleCritérios determinantes na formulação e na implementação da estratégia no sector de transporte aéreopor
dc.typedoctoralThesispor
dc.identifier.tid101271891por
Appears in Collections:[ULL-FCEE] Dissertações

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