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dc.contributor.advisorMagalhães Ana Isabel Arez de, 1965--
dc.contributor.authorGonzalez, Michel Maldiny Zeca, 1995--
dc.date.accessioned2022-03-17T14:32:24Z-
dc.date.available2022-03-17T14:32:24Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/6229-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2021pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 8 de Março de 2022pt_PT
dc.description.abstractA presente dissertação contempla uma leitura crítica que identifica como principal interesse entender a origem do Movimento Moderno em Cuba (o nosso país natal). Tem como objetivo, por um lado, compreender a inserção desta linguagem internacional em Cuba, a influência deste período na sociedade e cultura e o legado arquitetónico que nos deixa e, por outro lado, indagar as características que refletem aquilo que hoje identificamos como Tradição e Identidade. No contexto destes conceitos de Tradição e Identidade, destacamos o arquiteto Ricardo Porro como figura central da investigação e a sua obra das Escolas de Belas Artes Cubanas como caso de estudo principal. Compreendemos este trabalho como uma reflexão e aproximação ao tema, já que este representa o encontro com as nossas origens e compreensão do lugar ao qual pertencemos através do conhecimento deste património arquitetónico.pt_PT
dc.description.abstractThe following dissertation includes a critical reading that identifies as main interest to understand the origin of the Modern Movement in Cuba (our native country). Its objective is, on the one hand, to understand the insertion of this international language in Cuba, the influence of this period on society and culture and the architectural legacy it leaves us, and, on the other hand, to investigate the characteristics that reflect what we identify today as Tradition and Identity. In the context of these concepts of Tradition and Identity, we highlight the architect Ricardo Porro as the central figure in the investigation and his work on the Cuban Fine Arts Schools as the main case study. We understand this work as a reflection and approach to the theme, as it represents the encounter with our origins and understanding of the place to which we belong through architectural knowledge.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectArquitectura - Cuba - História - Século 20pt_PT
dc.subjectMovimento moderno (Arquitectura) - Cubapt_PT
dc.subjectEscolas de artes - Cuba - Havanapt_PT
dc.subjectHavana (Cuba) - Edifícios, estruturas, etcpt_PT
dc.subjectPorro, Ricardo, 1925-2014 - Crítica e interpretaçãopt_PT
dc.subjectEscuela Nacional de Arte (Havana, Cuba)pt_PT
dc.titleArquitetura moderna em Cuba (1947-1965) : Ricardo Porro e as Escolas de Belas Artes Cubanaspt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202966895pt_PT
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