Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/11067/5752
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCorreia, Maria Manuela Marques Faia, 1967--
dc.contributor.authorLourenço, Catarina Isabel da Costa Filipe, 1987--
dc.date.accessioned2021-02-02T15:30:53Z-
dc.date.available2021-02-02T15:30:53Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/5752-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Análise Organizacional, Universidade Lusíada, 2020pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 21 de Janeiro de 2021pt_PT
dc.description.abstractA satisfação no trabalho é um tema recorrente de investigação por parte da comunidade científica e os estudos de clima organizacional uma prática corrente nas organizações. A sua definição nem sempre reúne consensos, mas o facto é que se revela uma parcela importantíssima na vida de qualquer cidadão pelos mais diversos motivos. Como tal, o objetivo deste estudo é analisar a variável “satisfação profissional” no contexto específico dos trabalhadores da Casa Pia de Lisboa, I.P, nas suas diversas vertentes que são: a satisfação global; a satisfação com a gestão e sistemas de gestão; com as condições de trabalho; com o desenvolvimento da carreira; com o estilo de liderança; com as condições de higiene, segurança, equipamentos e serviços e os níveis de motivação. O estudo centra-se na utilização dos dados recolhidos entre 2015 e 2018 pela própria instituição, extensível a todos os trabalhadores e utiliza para o efeito o questionário disponibilizado pela Direção Geral da Administração e do Emprego Público com as devidas adaptações, tendo em conta as particularidades da Casa Pia de Lisboa, I.P. Após o tratamento estatístico foi apurado que são os trabalhadores da classe mais jovem os mais insatisfeitos, contrariamente aos trabalhadores que ocupam uma posição mais elevada na hierarquia, os dirigentes, que manifestam maior satisfação. Quando observamos a satisfação por unidade orgânica, concluímos que os trabalhadores integrados nos Centros de Educação e Desenvolvimento do tipo 2 (Jacob Rodrigues Pereira, D. Maria Pia, Nossa Senhora da Conceição, D. Nuno Álvares Pereira e Pina Manique) e do tipo 3 (António Aurélio da Costa Ferreira, Francisco Margiochi e Centro de Educação e Ação Social) são os que se sentem mais insatisfeitos, nomeadamente na dimensão da satisfação com os sistemas de informação e na satisfação com a gestão, respetivamente. Verificou-se ainda que os níveis de satisfação tendem a aumentar ao longo dos anos e são mais significativos em 2018. Os trabalhadores da Casa Pia de Lisboa I.P., de uma forma geral, encontram-se muito satisfeitos o que significa há um investimento nos Recursos Humanos.pt_PT
dc.description.abstractWork satisfaction is a reoccurring research theme among the scientific community and Organizational climate a common practice among organizations. Its definition does not gathers consensus, but the fact is that, it is an important parcel on any citizen’s life for several reasons. As such, the objective of this study is to analyze the variable “professional satisfaction” on the specific case of Casa Pia de Lisboa, I.P. employees, on several dimensions that are: global satisfaction; management satisfaction and management systems; work conditions; career development; leadership style; hygiene conditions, safety, services and equipment and motivation levels). This study uses data collected from 2015 until 2018 from the institution itself and this is extended to all the employees and uses for the Direção-Geral da Administração e do Emprego Público available questionnaire, with some adaptations taking into account Casa Pia de Lisboa, I.P. particular caracteristics. The statistical analysis found that the younger workers are the most dissatisfied, unlike the workers who occupy a higher position in the hierarchy- the top managers, who manifest the greatest satisfaction. When we look at satisfaction per organic unit, we conclude that the workers integrated in the Centros de Educação e Desenvolvimento types 2 (Jacob Rodrigues Pereira, D. Maria Pia, Nossa Senhora da Conceição, D. Nuno Álvares Pereira e Pina Manique) and types 3 (António Aurélio da Costa Ferreira, Francisco Margiochi e Centro de Educação e Ação Social) are the ones who are most dissatisfied, namely in the dimension of satisfaction with information systems and in satisfaction with management, respectively. It was also found that satisfaction levels tend to increase over the years and are more significant in 2018. Casa Pia de Lisboa, I.P. workers, in general, are very satisfied, meaning that there is an investment in its Human Resources.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_PT
dc.subjectMotivação do empregadopt_PT
dc.subjectCasa Pia de Lisboa (Portugal) - Empregadospt_PT
dc.titleAnálise da satisfação profissional dos trabalhadores da Casa Pia de Lisboa, I.P.pt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202673863pt_PT
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