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dc.contributor.advisorGutiérrez Jiménez, Susana Aurora, 1971--
dc.contributor.advisorAlves, Susana Paula da Costa Bettencourt, 1971--
dc.contributor.authorVieira, Melissa Santos, 1996--
dc.date.accessioned2020-11-02T12:18:55Z-
dc.date.available2020-11-02T12:18:55Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/5698-
dc.descriptionRelatório de estágio realizado no âmbito do mestrado em Musicoterapia, Universidade Lusíada de Lisboa, 2020pt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 17 de Outubro de 2020pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório visa a descrição do trabalho clínico realizado no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Musicoterapia pela Universidade Lusíada de Lisboa. O estágio teve lugar no Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira (HSEIT), tendo sido realizado de outubro de 2019 a junho de 2020. A população alvo seleccionada são crianças com Perturbação do Espetro do Autismo, comprometidas a nível relacional, comunicativo, cognitivo e emocional. Ao longo dos anos, tem-se verificado que a musicoterapia tem um papel fundamental no acompanhamento e desenvolvimento destes utentes, sendo que este documento aprofunda o trabalho prático inerente ao enquadramento teórico apresentado. De forma detalhada são apresentados dois estudos de caso em musicoterapia com dois utentes da amostra, em formato de estudo de caso. Ao longo dos sete meses de intervenção foram realizadas sessões individuais com periodicidade semanal, com doze utentes dos dois aos seis anos de idade. De forma a proceder a uma avaliação validada e fiável foi utilizada a escala The Individualized Music Therapy Assessment Profile (IMTAP), recorrendo-se também à observação direta como forma de avaliação qualitativa. Os resultados obtidos demonstram melhorias significativas nos domínios avaliados, sendo possível afirmar que a musicoterapia exerce efeitos benéficos no processo de reabilitação e desenvolvimento de crianças com perturbação do espetro do autismo.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this report is to describe the clinical work carried out during the curricular internship made as part of the Masters in Music Therapy in the Lusíada University, Lisbon. The internship took place at the Espírito Santo Hospital, Terceira Island (HSEIT), between October 2019 and June 2020. The target population were children with Autism Spectrum Disorder, affected at relational, communicative, cognitive and emotional levels. Over the years, it has been found that music therapy has a fundamental role at monitoring and developing these users. This paper further develops the practical work associated with the theoretical framework used. Here, we present two case studies in the context of music therapy with two elements of the sample. In the seven months of intervention, we held individual sessions weekly with twelve different patients between the ages of two and twelve. To carry out a validated and reliable assessment, we used the Individualized Music Therapy Assessment Profile (IMTAP) scale and the direct observation as a form of qualitative assessment. The achieved results show a progress in the applicable domains, making it possible to state that music therapy have beneficial effects on the developmental rehabilitation process of children with autism spectrum disorders.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCrianças autistaspt_PT
dc.subjectMusicoterapia para criançaspt_PT
dc.subjectMusicoterapia - Prática profissionalpt_PT
dc.subjectHospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (Angra do Heroísmo, Portugal) - Ensino e estudo (Estágio)pt_PT
dc.titleMusicoterapia em contexto pediátrico : perturbação do espetro do autismopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202538800-
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