Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/5602
Title: Modelos operativos da cultura organizacional
Author: Raposo, Ruben José de Almeida Martins, 1952-
Keywords: Cultura organizacional
Gestão de empresas
Issue Date: 2020
Abstract: Até aos anos 60, a racionalidade e a técnica eram os princípios orientadores da gestão empresarial, sendo que se enfatizava a eficiência dos processos e se visualizava a empresa como um sistema fechado. Todas as medidas de gestão e de inovação se centralizavam no dirigente. Associada à crise económica que sobreveio após o choque petrolífero de 1973, vai surgir a crise ideológica, que pôs em causa a ordem existente. É nesse tempo histórico que surge o conceito «small is beautiful», que se concretizou pela valorização das pequenas e médias empresas e pela reorganização das grandes empresas em subunidades autónomas, unidas estratégica e financeiramente. O desenvolvimento simultâneo, quer da liberdade quer da autonomia levou a considerar tanto a gestão das técnicas de comunicação, como a do simbólico. Desta forma, o gestor tem de se tomar um líder capaz de gerir pela cultura. Um dos factores determinantes que contribuiu para esta mudança foi o crescente protagonismo do Japão, apesar das suas limitações estratégicas, nomeadamente energéticas. O emergir desta nova potência levou os gestores ocidentais a ponderar a importância dos factores culturais na eficácia empresarial. Ao longo dos anos 80 os gestores assistiram à chegada triunfal de um novo tema nas técnicas de gestão, a cultura organizacional. O presente capítulo pretende fornecer uma perspectiva simples, embora clarificadora do que a cultura. Serão apresentadas algumas definições da cultura organizacional. Tentarse-á desenhar um conjunto de características que a diferenciam de outros conceitos. Discutir- se-ão os níveis de análise (nacional e organizacional). Por último concluir-se-á este capítulo com a apresentação do Modelo dos Valores Contrastantes de Quinn.
Description: Lusíada. Economia & empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 28 (2020). - p. 149-232.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/11067/5602
https://doi.org/10.34628/79mc-wn49
Document Type: Article
Appears in Collections:[ULL-FCEE] LEE, n. 28 (2020)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lee_28_2020_08.pdf903,15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons