Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/5600
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRodrigues, Pedro Gomes-
dc.contributor.authorPêcego, Luís Gomes-
dc.date.accessioned2020-07-07T14:38:01Z-
dc.date.available2020-07-07T14:38:01Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/5600-
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.34628/ata0-2717pt_PT
dc.descriptionLusíada. Economia & empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 28 (2020). - p.107-130.pt_PT
dc.description.abstractEste artigo pretende determinar que países da OCDE são uma referência quando falamos de reforma do processo orçamental. Usando dados facilmente acessíveis, ordenamos os países pelo seu score de competitividade orçamental (SCO). É um indicador novo que vai para além dos critérios financeiros convencionais da política orçamental como o desequilíbrio das finanças públicas, o peso do Estado ou a carga fiscal. Ao invés disso, focamos em três critérios económicos fundamentais e que determinam se o processo orçamental produz bons resultados: a transparência orçamental, o desempenho do setor público e, finalmente, a orientação das políticas públicas para o futuro. Do Estado espera-se não só que preste contas pelo que faz, mas também que contribua efetivamente para a Riqueza das Nações e para a contínua melhoria da qualidade de vida da população, acautelando riscos e tendências.pt_PT
dc.description.abstractThis article aims to determine which OECD countries are a reference when we speak of reforming the budgetary process. Using easily accessible data, we order countries by their Score for Budgetary Competitiveness (SCO). This is a new indicator that goes beyond fiscal policy’s conventional financial criteria such as the imbalance of public finances, the State’s weight, or the tax burden. Instead, we focus on three fundamental economic criteria that determine whether the budgetary process yields good results or not: budgetary transparency, public sector performance, and, finally, public policies’ orientation towards the future. From the State one expects not only accountability for what it does, but also that it effectively contributes towards the Wealth of Nations and continuously improves the population’s quality of life, safeguarding risks and considering trends.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAdministração pública - Países da OCDEpt_PT
dc.subjectOrçamento - Países da OCDEpt_PT
dc.subjectAdministração pública - Portugalpt_PT
dc.subjectOrçamento - Portugalpt_PT
dc.subjectConcorrênciapt_PT
dc.titlePortugal versus a OCDE : a competitividade orçamental em análisept_PT
dc.typearticlept_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
Appears in Collections:[ULL-FCEE] LEE, n. 28 (2020)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lee_28_2020_06.pdf205,83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons