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dc.contributor.advisorVarão, Maria de Fátima Alves Sales-
dc.contributor.authorPimenta, Mónica Sofia Pereira-
dc.date.accessioned2019-09-04T10:18:42Z-
dc.date.available2019-09-04T10:18:42Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/4673-
dc.descriptionMestrado Integrado em Arquitecturapt_PT
dc.descriptionExame público realizado em 15 de Maio de 2019pt_PT
dc.description.abstractO Mercado enquanto arquitetura e facto urbano, como será dizer, o Mercado elevado a um espaço singular de interesse público no âmbito da arquitetura na cidade. É importante para nós adquirir conhecimento do lugar enquanto espaço público e estrutura de dinâmicas sociais, para assim acompanhar as suas constantes transformações na contemporaneidade. Através de um percurso tipológico histórico compreendemos a sua relação com os vários intervenientes sociais ao longo dos séculos. O período com mais relevância para o tema é sem dúvida a época da modernidade, definida entre o século XVIII e o século XX, onde o nosso caso, o Mercado do Louro, se situa cronologicamente. Damos assim uma maior importância à perspetiva de Januário Godinho indo até a essência das suas referências e a Aldo Rossi autor teórico de maior relevância para a nossa intervenção. Defendemos assim que o Mercado hoje ainda tem a capacidade de ser um grande dinamizador social, estabelecendo ligações e conexões com o espaço público envolvente. A sua localização privilegiada no seu meio potencia ainda a sua agregação à cidade de forma a resolver vários problemas sociais como a gentrificação, a diferenciação social e a diminuição da individualização, podendo assim fortalecer a memória coletiva perdida.pt_PT
dc.description.abstractThe Market as architecture and urban fact, clarifying, the Market raised to a singular space of public interest in the scope of the city architecture. It is important, for us, to achieve knowledge from the place as public space and structure of social dynamics, thereby, following their constant’s transformations in contemporaneity. Through a historical typological pathway, we understand its relationship with the several social participants over the centuries. However, the most relevant period for the subject, it is, undoubtedly, the period of modernity, defined between the XVIII and XX centuries, and where our study, the Louro Market, is chronologically situated. Therefore, it was given major importance to the Januário Godinho perspective, going to the essence of its references, and also, to Also Rossi, the theoretical author with major relevance to our intervention. So, we defend, that, nowadays, the market still has the capacity to be a huge social reference, establishing connections with the surrounding public space. Its privileged location enhances its aggregation to the city in order to solve the different social problems such as gentrification, social differentiation and the decrease of individualization, thus, strengthening the collective memory that has been lost.en
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
dc.subjectArquitecturapt_PT
dc.subjectMercadospt_PT
dc.subjectAlmeida, Januário Godinho (1910-1990)pt_PT
dc.titleO mercado enquanto arquitetura e facto urbano : o caso do Mercado do Louro de Januário Godinhopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
degois.publication.locationVila Nova de Famalicão-
dc.peerreviewednopt_PT
dc.identifier.tid202272630-
Appears in Collections:[ULF-FAA] Dissertações

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