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dc.contributor.authorMartins, Eva Delgado-
dc.date.accessioned2019-07-10T14:13:29Z-
dc.date.available2019-07-10T14:13:29Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMartins, Eva Delgado (2017) - Intervenção terapêutica na transformação construtiva de conflitos parentais. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. ISSN 1647-4120. 8:1 (Janeiro-Junho 2017) 221-234.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/4617-
dc.identifier.urihttps://doi.org/10.34628/n39e-b048-
dc.descriptionRevista de Psicologia da Criança e do Adolescente. - ISSN 1647-4120. - V. 8, n. 1 (Janeiro-Junho 2017). - p. 221-234.pt_PT
dc.description.abstractOs psicólogos mediadores no processo de divórcio conflituoso assumem um papel terapêutico essencial no desbloqueio de questões emocionais que perturbam o progresso da negociação. Para isso devem atuar numa perspetiva ecológico-construtiva, para ajudar os pais a reduzir a rigidez relacional, a melhorar o diálogo, de forma a puderem conversar com mais flexibilidade, criar uma nova forma de interação entre os pais, melhorando os padrões de comportamento de todos, em benefício do bem-estar dos filhos, num verdadeiro projeto de coparentalidade. Neste artigo explicamos um modelo de intervenção ecológico, que se fundamenta no conhecimento da realidade contextual, observando os contextos e as interações familiares entre pais e filhos, em casa, em passeios e noutras rotinas diárias do seu dia-a-dia, e estabelecendo parcerias estratégicas com outros profissionais envolvidos, permitindo a compreensão do contexto e das necessidades da família como um todo.pt_PT
dc.description.abstractPsychologists mediators in the legal process of a contested divorce assume a therapeutic role when confronted with emotional issues that block the negotiating process, in order to help the parents, from a ecological-constructive focus, to reduce the relational rigidity and enable them to talk with more flexibility, to create a new form of interaction among them, thus improving the standards of behavior of everybody for the benefit of the children, in a true project of coparenting. In this model of intervention from an ecological perspective, one must know the reality from the observation of contexts and the interactions between parents and their children at home, in the outside and in other daily routines that allow, by establishing strategic partnership with other involved professionals, understanding the context and the needs of the family as a whole.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMediação no divórciopt_PT
dc.subjectPsicoterapiapt_PT
dc.titleIntervenção terapêutica na transformação construtiva de conflitos parentaispt_PT
dc.title.alternativeTherapeutic intervention in the constructive transformation of parental conflictspt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.identifier.citationtitleIntervenção terapêutica na transformação construtiva de conflitos parentais-
dc.identifier.citationauthorMartins, Eva Delgado-
Appears in Collections:[ULL-IPCE] RPCA, v. 08, n. 1 (Janeiro-Junho 2017)

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