Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11067/4415
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoreira, Paulo Alexandre Soares-
dc.contributor.authorCosta, Núria Viviana Teixeira da-
dc.date.accessioned2019-01-04T11:35:27Z-
dc.date.available2019-01-04T11:35:27Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11067/4415-
dc.descriptionExame público realizado em 26 de Julho de 2018, às 10H00-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Clínica-
dc.description.abstractResumo: A sustentabilidade ambiental é um tema abordado em todo o mundo pela sua extrema importância no impacto que tem na atualidade e no futuro da população humana. Parece pertinente o estudo desta de forma a conhecer caraterísticas de personalidade que levam o sujeito a apresentar determinado comportamento sustentável. O objetivo deste estudo pretendeu averiguar a correlação entre a personalidade e o envolvimento com as questões da sustentabilidade global em adolescentes. Para o presente estudo, participaram 405 jovens de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 10 e os 20 anos. A amostra foi recolhida em algumas escolas e outras instituições da zona norte. Os instrumentos utilizados para esta investigação foram o Inventário de Temperamento e Caráter- versão Júnior (JTCI) de Cloninger (Luby Svrakic, McCallum, Przybeck, & Cloninger, 1999), adaptado para a população portuguesa por Moreira, Cloninger, Azevedo, Sousa, Castro e Cloninger (2012) e o Inventário de Envolvimento com a Sustentabilidade Global-Jovem (IESG-J) de Moreira (2017) que avalia o envolvimento dos jovens com a sustentabilidade global. O tipo de estudo foi realizado segundo Montero & Leon do tipo Expós Facto, retrospetivo, e a análise estatística foi uma análise correlacional de Pearson e teste Tstudent para diferenças de médias, efetuada com o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os resultados demonstraram que a hipótese de investigação H1 “A Personalidade e o Envolvimento com a Sustentabilidade Global estão relacionados”, foi confirmada visto que existe relação entre os dois instrumentos. Relativamente á H2 sugere a existência de diferenças no Envolvimento com a Sustentabilidade Global dos adolescentes quanto ao género. Por fim, a H3 foi aceite visto que indica que a idade está correlacionada negativamente com o nível de envolvimento com a sustentabilidade global (a idade está associada negativamente ao IESG Total).pt_PT
dc.description.abstractAbstract: Environmental sustainability is an issue being addressed throughout the world because of its current and future impact on the human population. It can be argued that understanding the personality characteristics that lead people to behave in a sustainable way is of relevance to the study of this topic. The objective of this study was to investigate the correlation between personality and involvement with issues of global sustainability in adolescents. In total, 405 youths of both sexes, aged between 10 and 20 years participated in the present study. The sample data was collected in selected schools and other institutions in the north of Portugal. The instruments used for this investigation were the Cloninger's JTCI (Luby Svrakic, McCallum, Przybeck, & Cloninger, 1999), which was adapted to the Portuguese population by Moreira, Cloninger, Azevedo, Sousa, Castro and Cloninger (2012), and Moreira's Youth-Global Sustainability Involvement Inventory (IESG-J; 2017), which assesses youths’ involvement with global sustainability. The type of study was performed according to Montero & Leon of the Expós Facto type, retrospective. The statistical analysis carried out was a Pearson correlation analysis and a Student’s t-test to analyse differences between means, which were carried out with the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) program. The results demonstrate that the H1 research hypothesis "Personality and Involvement with Global Sustainability are related" was confirmed since a relationship was found between the two instruments. Regarding H2, the results suggest the existence of gender differences in adolescents’ Involvement with Global Sustainability. Finally, H3 was accepted since the results indicate that age is negatively correlated with the level of involvement with global sustainability (age is negatively associated with Total IESG).pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.subjectPsicologiapt_PT
dc.subjectPsicologia clínicapt_PT
dc.subjectAvaliação psicológicapt_PT
dc.subjectTeste psicológico - Inventário de Envolvimento com a Sustentabilidade Global (IESG)pt_PT
dc.subjectTeste psicológico - Junior Temperament and Character Inventory (JTCI)pt_PT
dc.subjectTeste psicológico - Temperament and Character Inventory (TCI)pt_PT
dc.subjectTeste psicológico - Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Sustentávelpt_PT
dc.titlePersonalidade e Envolvimento com a Sustentabilidade Global em Adolescentept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid201965283-
dc.date.embargo2021-01-04-
Appears in Collections:[ULP-IPCE] Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Personalidade e envolvimento com a sustentabilidade global em adolescentes.pdf
  Restricted Access
Dissertação de mestrado3,11 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.